Nesta semana foi realizado o encontro dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de Endemias (Vigilância Epidemiológica), em Taguaí, a fim de definir ações de combate à dengue.
O objetivo da reunião foi mobilizar setores e órgãos no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, além de fortalecer a prevenção dessas doenças, discutir e atualizar informações sobre arboviroses no município.
Durante a reunião foi demonstrada a atualização da situação epidemiológica de Taguaí e região em relação às arboviroses (vírus causados por vetores de doenças epidêmicas), e evidenciado as responsabilidades de cada setor municipal para trabalhar com a prevenção.
“Neste momento, é necessário que os setores trabalhem de forma integrada, com foco nas ações estabelecidas na reunião, para que a situação em Taguaí permaneça no controle já que até o momento não temos nenhum caso no município”, ressaltou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daniela Batista.
A dengue é uma doença viral causada por um arbovírus transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti. Entre seus principais sintomas, destacam-se febre, dores no corpo e manchas vermelhas.
“Vale ressaltar que, cada munícipe tem um papel essencial na luta contra a dengue, vez que as larvas do mosquito se desenvolvem em ambientes com água parada e a maioria desses recipientes muitas vezes está na nossa própria casa”, informa a coordenadora de Vigilância Epidemiológica.
Dicas importantes de prevenção: para manter sua saúde e da sua família, separamos algumas tarefas simples, mas importantes, que podem ser inclusas na rotina do dia a dia; eliminar qualquer acúmulo de água; limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia; colocar garrafas vazias de cabeça para baixo; tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água; manter os quintais bem varridos, removendo folhas e galhos das calhas; prestar atenção no lixo e não os deixar expostos; furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água; não jogar lixo em terrenos baldios; lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.
- Taguaí
- Região