Com as altas temperaturas, a proliferação de mosquitos aumenta. Aumentando também o risco de infecção de doenças transmitidas por mosquitos. O Aedes aegypti é um eminente transmissor de doenças desse tipo e a principal de sua lista, além do zika vírus e a febre amarela, está a dengue. Uma velha conhecida que já está há décadas causando transtorno na saúde da população. E a prevenção contra o mosquito foi e ainda é a melhor forma de combater a dengue.
Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Taguaí através da Coordenadoria de Saúde e da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, promoveu nesta semana o 3° Mutirão de Limpeza Contra a Dengue. Durante dois dias (na terça e na quarta), dois caminhões percorreram a cidade coletando entulhos deixados pelos moradores em frente de suas casas. Dias antes da ação, foi pedido à população que recolhesse todo tipo de entulho que pudesse acumular água parada no quintal, para que fosse coletado pelos caminhões e assim, sendo destinado a um lugar correto.
O prefeito Jair Carniato acompanhou o início dos trabalhos na terça-feira e elogiou a equipe do mutirão e a colaboração dos moradores. “O pessoal faz um trabalho eficiente e ágil durante a coleta dos entulhos. E é muito bom ver a população empenhada em se desfazer de entulhos ociosos no quintal, evitando se tornar um criadouro do mosquito”, afirmou o prefeito Jair Carniato.
A coordenadora da vigilância epidemiológica Daniela Batista, lembra-se da importância de combater o mosquito da dengue com simples ações: “Não vamos esquecer de que o combate ao mosquito é de rotina. Colocando areia nos pratinhos dos vasos das plantas, limpando as calhas para não acumular água parada, certificando se a caixa d’água está bem fechada. Sempre ficando atento a outros locais e objetos onde o mosquito possa botar os ovos”.
- Taguaí
- Saúde