A Prefeitura de Taguaí, por meio da Coordenadoria de Saúde, promoveu cursos de capacitação neste mês de maio aos profissionais da Atenção Básica e Santa Casa. Ao todo foram realizados seis encontros com os trabalhadores da área da saúde.
O curso foi ministrado pelas enfermeiras Juliana Pansanato Vetrone e Ana Paula Mancini Barbieri, do município de Piraju, consultoras especialistas em amamentação.
A capacitação abrange orientação a profissionais que trabalham diretamente com gestantes, puérperas e mães, que frequentam as unidades, sobre a importância da amamentação.
“A meta é que os funcionários sejam multiplicadores de informação. Eles serão referência nas unidades e poderão ajudar quem não estiver conseguindo amamentar, ou que estão com dúvidas e medo. Essa causa merece todo o apoio e atenção, afinal os bebês alimentados com leite materno terão uma vida mais saudável no futuro”, relatou a coordenadora de Saúde Renata Bergamo.
No curso foram trabalhados temas essenciais no processo de amamentação, tais como: benefícios da amamentação; produção do leite materno; tipo de posição e pega; manejo dos principais problemas; mamada efetiva e não efetiva; rede de apoio, entre outros.
Vale destacar que a rede de apoio é fundamental para a mãe e bebê, sendo que maridos, filhos, familiares e amigos devem ajudar as mamães a persistirem na alimentação exclusiva de leite materno, no mínimo nos primeiros seis meses de vida do bebê.
“Essa é uma ação que deve acontecer em conjunto e o município possui profissionais capacitados para atende e ajudar essas pacientes em todas as unidades de saúde”, destacou a coordenadora das UBS, Giovana Cadamuro Rocha de Andrade que complementou, “informamos que todas as mães e familiares com dúvidas ou problemas no processo da amamentação procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência para apoio e orientações”.
- Taguaí
- Geral