Nesta semana, os alunos dos segundos anos das escolas municipais de ensino fundamental, em Taguaí, participaram das avaliações de fluência em leitura.
Com o objetivo de promover a alfabetização de estudantes na idade certa, a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) realiza avaliações da fluência em leitura em diversos estados brasileiros. Questão de prioridade do atual governo estadual, um número expressivo de municípios paulistas aderiu a avaliação, firmando o compromisso entre estado e municípios.
As avaliações têm o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos em língua portuguesa, no início do ensino fundamental. Os resultados alcançados permitem identificar o nível de leitura dessas crianças, de modo que ações específicas possam ser implementadas para desenvolver as capacidades de cada uma.
A avaliação da leitura oral passa a integrar um conjunto de instrumentos criados para a avaliação da alfabetização, produzindo informações sobre os processos de aprendizagem da língua escrita.
“Os nossos quase 170 alunos do 2º ano se saíram muito bem frente a esse desafio, deixando as equipes escolares bastante felizes com o desempenho deles. Seguimos como referência regional na educação, permanecendo firmes no compromisso de manter a boa qualidade da nossa educação”, comentou a supervisora Maira.
Os resultados serão disponibilizados em meados de agosto pelas secretarias estaduais.
- Taguaí
- Geral