Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro foi realizada a “Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo”, a ação teve como objetivo reforçar as atividades de prevenção da ocorrência de escorpiões nos espaços públicos e domicílios em todo o estado de São Paulo.
Em Taguaí, uma equipe do setor da saúde orientou crianças e também munícipes em unidades de saúde sobre os riscos causados pelo escorpião quando ele injeta (picada) seu veneno por meio de seu ferrão.
Entre as informações repassadas, para evitar acidentes é necessário: limpar área interna e ao redor das residências, evitando acúmulo de lixo, entulhos e outros materiais; mantenha berços e camas afastados das paredes; proteja as mãos ao manipular entulhos e outros materiais; vede ralos e pias, elimine as frestas das paredes, muros, forros e tetos.
Também foi destacado que é preciso lavar com água e sabão o local do corpo que foi picado pelo escorpião, aplicar compressa morna, não espremer ou sugar e sim fazer torniquete no local e levar a vítima imediatamente ao atendimento médico.
Vale destacar que crianças de até 10 anos são grupos de risco de morte, em caso de acidentes procurar imediatamente a Santa Casa.
SINTOMAS
Sobre os sintomas causados pelo escorpionismo: Leve - dor intensa no local da picada; Moderado - dor intensa, vômitos ocasionais, suor, agitação, aumento dos batimentos cardíacos e da respiração; Grave - dor intensa, suor e vômitos, sonolência, tremores, aumento dos batimentos cardíacos e da respiração, hipotermia, convulsões, edema pulmonar, insuficiência cardíaca e choque, podendo levar a morte.
- Taguaí
- Geral