A Coordenadoria Municipal da Educação está revolucionando a merenda escolar em Taguaí com a introdução de comidas mais saudáveis e a retirada de produtos ultra processados dos alimentos dos alunos da rede pública.
Segundo a coordenadora da Educação, Lenita Romano Bergamo, Taguaí sempre seguiu as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e uma das resoluções de 2020 versa sobre a educação alimentar, na qual orienta quais cardápios devem ser oferecidos às crianças. Porém devido a pandemia, somente em 2022 que foi iniciada a implantação.
“A alimentação escolar de Taguaí sempre foi muito boa e agora existem algumas exigências que estão sendo implantadas para melhorar ainda mais a merenda das crianças”, comentou Lenita durante entrevista ao Jornal Nova Voz.
A nutricionista Gessica de Oliveira destaca que estão sendo feitos testes de aceitabilidade com algumas preparações não habituais no cardápio escolar. Os ovos que antes não eram incluídos com frequência, agora terão papel importantíssimo no cálculo final de nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo, como também está sendo incluído no cardápio um dia da semana sem carne.
A nutricionista ainda ressaltou que a implantação dos alimentos mais saudáveis ocorre por causa do combate a obesidade infantil, porém é um processo lento devido aos trâmites de uma administração pública.
“Baseado no que podemos fazer no momento, nós incluímos mais ovos na alimentação para diminuir o consumo de pães, bolos e bolachas, como também excluindo o açúcar para crianças até 3 anos de idade”, disse a nutricionista.
Vale destacar ainda que já ocorreram palestras com estagiários do setor de nutrição nas escolas e nesta semana houve uma reunião entre os setores da Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente para discutir estratégias da implantação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em Taguaí.
- Taguaí
- Geral