A Prefeitura de Taguaí, através do setor de Saúde, divulgou nesta semana, na rede social Facebook, a campanha de vacinação que combate a Meningite e o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano).
Considerando o cenário preocupante e a gravidade da doença, o município elaborou um novo pacote de peças que abordam a importância da vacinação contra a Meningite, as vacinas oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e o público-alvo de cada uma delas. O objetivo é reforçar que a vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção da doença.
A campanha de vacinação contra a Meningite C (público de 15 aos 19 anos) acontece até o dia 28 de fevereiro. A medida aderida pelo Ministério da Saúde de vacinar este público tem como objetivo potencializar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra a doença.
No caso do HPV, a ampliação incluiu meninos de 9 e 10 anos. Com isso, a vacinação passa a ser para qualquer pessoa de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo. A vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países. Vários deles já possuem estudos de impacto dessa estratégia com resultados positivos na prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe.
A Coordenadoria Municipal da Saúde destaca que o público-alvo pode procurar a unidade mais perto de sua casa e é necessário levar a carteira de vacinação.
Vale destacar os horários alternativos que estendem o atendimento até às 19 horas. Na segunda-feira ESF Clementina, terça-feira ESF Centro, quarta-feira ESF Ypês, quinta-feira ESF Primavera e sexta-feira UBS Rosa Boranga.
- Taguaí
- Saúde