Neste ano, a vacina oral contra a pólio (VOP), a popular gotinha, foi substituída pela vacina injetável (VIP)
A Coordenadoria Municipal de Saúde de Taguaí, através da Vigilância Epidemiológica, informa que todas as unidades de saúde contam com sala de vacina e ficam abertas diariamente das 7h às 17h para a vacinação contra a poliomielite (pólio).
Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orientou a substituição da vacina oral contra a pólio (VOP) pela vacina injetável (VIP) como estratégia fundamental para erradicar a doença. Desde o dia 4 de novembro, as populares gotinhas deixaram de existir e a vacinação será exclusivamente injetável. A mudança realizada pelo Ministério da Saúde é baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais.
Com a mudança, o novo esquema vacinal terá a seguinte ordem: crianças de 2 meses 1ª dose; 4 meses 2ª dose; 6 meses 3ª dose; 15 meses a dose de reforço.
A data 24 de outubro é comemorada o Dia Mundial contra a Poliomielite, que simboliza a luta contra essa doença devastadora que afetou milhões de pessoas ao longo da história. A pólio é uma doença viral contagiosa que afeta o sistema nervoso central e pode causar paralisia irreversível. O Brasil teve seu último registro de caso em 1989. O Dia Mundial contra a Poliomielite é um lembrete da importância da vacinação e da cooperação internacional para erradicar doenças devastadoras.
“Todas as crianças devem estar protegidas de doenças através da vacinação”, destacou a secretária Renata Bergamo Pires.
- Taguaí