Aprender de forma racional para proteger e cuidar bem dos animais foi este o tema do primeiro curso de Doma Racional realizado em Timburi neste ano de 2021. As atividades tiveram início na última segunda-feira (8) e foi concluído na sexta-feira (12) na Fazenda Palmeiras. A iniciativa foi do Sindicato Rural de Piraju em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com o total apoio da Prefeitura Municipal.
Para o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR de São Paulo, Kleber Brandão de Godoy mencionou que as pessoas que têm interesse de trabalhar com cavalos precisam estudar a personalidade, ter sensibilidade e paciência. “Trabalho há anos com equídeos e repito para quem pretende realizar a doma de animais é necessária uma boa dose de conhecimento na natureza e comportamento do animal, saber as características da raça e o histórico do equino e do muar além de, é claro, dominar a técnica”, diz.
O instrutor ensinou aos participantes os cuidados durante a doma e a importância de despertar a confiança do animal para receber os comandos do dono. “No curso, ensinamos treinamentos, noções de segurança, cuidado com meio ambiente e respeito com os animais, uma forma mais inteligente e racional de lidar com os equídeos. E, na prática, ensinamos como adestrar os animais, como treinar como corrigir e preparar os animais para outras pessoas”, comentou Kleber.
O prefeito de Timburi Silvinho Polo agradeceu o Sindicato Rural e o Senar pelos cursos oferecidos para qualificar os timburienses. “O nosso objetivo é oferecer capacitação aos produtores e pecuaristas do município. Esta parceria com o Sindicato Rural de Piraju e o SENAR possibilita a conhecimento e capacitação da mão de obra, e desta forma contribui com a geração de renda aos participantes”, conclui.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Região