Secretários de Turismo dos estados de São Paulo e Paraná firmam cooperação para potencializar a região de Angra Doce
Na última quarta-feira (26), o prefeito de Timburi, Silvinho Polo, juntamente com o vice Anderson Solé, estiveram presentes no encontro interestadual entre São Paulo e Paraná, voltado à Área Especial de Interesse Turístico (AEIT) Angra Doce. O evento ocorreu no Tayayá Aqua Resort, situado em Ribeirão Claro (PR). A solenidade contou com a presença dos secretários de turismo dos estados do Paraná, Márcio Nunes, e de São Paulo, Roberto de Lucena, que protagonizaram a assinatura do protocolo de intenções para o desenvolvimento e fomento da Área Especial de Interesse Turístico Angra Doce. O deputado estadual do PL – Ricardo Madalena também esteve na reunião.
O prefeito Silvinho Polo enfatizou a significância do protocolo para impulsionar o potencial turístico sustentável da região, destacando os benefícios que ele trará: “A assinatura deste protocolo representa um marco para a exploração e o desenvolvimento sustentável do potencial turístico da nossa região. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços públicos, aumentar o fluxo turístico interestadual, promover o crescimento econômico e gerar mais empregos em nossos municípios”, diz Polo.
A parceria entre os estados de São Paulo e Paraná, demonstrada por meio da assinatura do protocolo, é um passo crucial para alavancar o turismo regional de forma responsável e estruturada. A expectativa é que a colaboração mútua resulte em um incremento significativo em recursos para infraestrutura turística nos municípios que abrangem a Área Especial de Interesse Turístico.
“As medidas de curto, médio e longo prazo que adotaremos farão com que tenhamos aqui, com toda certeza, um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil. Para quem não conhece Angra Doce, trata-se de um paraíso, uma região maravilhosa que integra meio ambiente, sustentabilidade e atrativos turísticos extraordinários e que em pouco tempo será reconhecida por todo o país”, afirmou o secretário de São Paulo, Roberto Lucena.
Durante o encontro, as autoridades estaduais tiveram a oportunidade de desfrutar de um encantador passeio de barco, que permitiu a contemplação das belezas naturais do Rio Paranapanema e Itararé. Além disso, foram calorosamente recebidos em Timburi, onde puderam visitar o Camping Redondo, uma das muitas atrações que a região oferece aos seus visitantes.
“Em Timburi eles foram conferir as obras concluídas do ancoradouro, a primeira estrutura feita no estado de São Paulo. O secretário de turismo do estado do Paraná, Márcio Nunes salientou que pretende construir a estrutura náutica nos municípios que margeiam os Rios, para alavancar o turismo náutico. Eles ficaram encantados com a estrutura do Camping Municipal e as belezas da Represa de Chavantes. Aproveitei a oportunidade e para solicitar apoio do secretário de estado, Roberto de Lucena, para nos contemplar com recursos e convênios da Secretaria de Turismo”, comentou o prefeito Silvinho.
De acordo com o presidente do Conselho de Turismo de Timburi, Anderson Solé que esteve a frente da organização do encontro em Ribeirão Claro, o trabalho conjunto entre os estados de São Paulo e Paraná, com as presenças das autoridades reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo regional. “A expectativa é que a assinatura deste protocolo inaugure uma nova fase de investimentos e o pleno aproveitamento do ainda inexplorado potencial turístico da região de Angra Doce”, finaliza Solé.
ANGRA DOCE
Criada em 2019, a Área de Interesse Turístico do Angra Doce é formada pelos 15 municípios banhados pela represa de Chavantes. Cinco deles estão no Estado do Paraná: Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Salto do Itararé e Siqueira Campos. Os outros 10 estão no Estado de São Paulo: Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Itaporanga, Ourinhos, Piraju, Ipaussu e Timburí.
A região é propícia para a prática de esportes, como rafting, canoagem, trekking, asa delta, voo livre, paraglider, parapente, equitação, passeios náuticos e pesca esportiva. Além disso, também conta com cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima, que foi destruída durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e reconstruída quatro anos mais tarde.
Fonte: COMUNIC