Evento realizado na Câmara Municipal reuniu especialistas e destacou a valorização da inclusão pela atual gestão
Avaré viveu um momento marcante no dia 30 de setembro, durante o Mês da Conscientização da Cultura e Comunidade Surda, o conhecido Setembro Azul, promovendo a realização da palestra “Educação Inclusiva para Estudantes Surdos: Um novo olhar para a Inclusão”.
Promovido pelo CPAEE (Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial de Avaré), o encontro reuniu educadores, estudantes e membros da comunidade surda na Câmara Municipal. A atividade contou com a participação da professora Carolina Macedo, especialista em Educação Especial, e do professor Renan Camargo, mestre e especialista em Libras (professor da ETEC de Itapeva), que compartilharam experiências e reflexões sobre os desafios e avanços na educação inclusiva.
A ação contou com a participação de dois alunos surdos do município de Itapeva, Max de Jesus Mariano e Victor Hugo Rodrigues Alves, que faz parte do Conselho da Pessoa com Deficiência de Itapeva e estava representando a comunidade surda. O evento teve grande impacto, proporcionando espaço de diálogo e sensibilização sobre a importância de reconhecer a Libras como língua de identidade e comunicação e de garantir igualdade de oportunidades para estudantes surdos.
Para a atual gestão municipal, a palestra simbolizou mais do que um momento formativo: representou o fortalecimento do compromisso assumido de valorizar a inclusão como eixo essencial das políticas públicas. Segundo o prefeito Roberto Araujo (PL), ações como esta demonstram que a cidade caminha para ser cada vez mais acessível, justa e plural.
Além do conteúdo formativo, a atividade também promoveu solidariedade com a arrecadação de leite durante as inscrições, gesto que reforçou o caráter comunitário e humano da iniciativa. A diretora do CPAEE, Natascha Carolina de Oliveira, agradeceu a todos que estiveram na ação, e aos representantes do Conselho Municipal da Educação, a Secretaria da Educação e à ETEC de Itapeva.
Setembro Azul
O Dia Nacional do Surdo é comemorado em 26 de setembro no Brasil. A data foi oficializada em 2008 pelo Decreto de Lei nº 11.796 e escolhida porque marca a fundação da primeira escola para surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), criado em 1857 no Rio de Janeiro.
- Avaré