Com o tema “Cultura de Paz e Proteção à Infância”, o evento contou com formação e atividades
Nesta semana, dias 27, 28 e 29 de janeiro, o Centro Educacional “Ruy Gonçalves de Oliveira” sediou o 2º Seminário da Educação de Taguaí, com o tema “Cultura de Paz: Proteção à Infância”.
O evento faz parte das atividades de planejamento escolar promovido pela Secretaria Municipal da Educação e reuniu profissionais do setor, como também das pastas da Saúde e Assistência Social. O objetivo é capacitar os participantes para prevenir e identificar todas as formas de violência contra crianças e adolescentes, e criar ambientes escolares mais seguros e acolhedores.
O seminário contou com a presença do palestrante Luciano Betiate, especialista em proteção à infância, que proporcionou uma formação prática sobre como identificar e enfrentar situações de violência no ambiente escolar.
O prefeito Edinho Fundão afirmou que para garantir um futuro melhor às crianças, a capacitação dos profissionais que atuam diretamente com elas é muito importante.
“Este seminário é fundamental para enfrentarmos os desafios da violência e promovermos a paz nas escolas”, destacou o prefeito.
O vice-prefeito Rafael Corona também se pronunciou, destacando a importância do evento. “A proteção à infância é uma responsabilidade coletiva. Investir na formação dos nossos profissionais é investir no futuro das nossas crianças”, complementou.
Secretária municipal da Educação, Lenita Romano Bergamo salientou que a informação é um agente transformador e o seminário reforça o compromisso de construir um ambiente escolar seguro, onde os direitos das crianças sejam respeitados e a paz seja uma prioridade.
“O seminário foi pensado como espaço de formação, reflexão, colaboração e troca de experiências. Queremos uma educação que promova a cultura da paz, a proteção à infância e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Estamos comprometidos em capacitar nossos profissionais para prevenir a violência, identificar sinais de risco e enfrentar situações de abuso ou negligência. O trabalho do palestrante Luciano Betiate é fundamental para isso. Vamos continuar trabalhando juntos para criar uma rede educacional que seja promotora do aprendizado, transformação social e proteção integral das crianças e adolescentes”, informou Lenita.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades do poder executivo e legislativo. O vice-prefeito, Rafael Corona, a presidente da Câmara, Regina Bérgamo, os vereadores Dudu da ambulância e Carlos Rodolfo.
Com atividades realizadas das 7h às 12h, o seminário foi uma oportunidade valiosa para fortalecer o compromisso de todos os envolvidos na criação de um ambiente escolar mais seguro e respeitoso em Taguaí.