O prefeito de Itatinga, João Bosco Borges esteve presente na eleição da Amvapa na quarta-feira (3), acompanhado do secretário da Casa de Apoio HC (Hospital das Clínicas) de Botucatu, Luís Fernando Rodrigues, para relatar sobre a importância desse trabalho de acolhimento de acompanhantes e pacientes atendidos em Rubião.
Borges apresentou o secretário aos presentes e comentou que esses leitos da casa de apoio podem ajudar os municípios atendidos em Botucatu.
“São algumas casas no entorno da Unesp de Botucatu, vou citar um exemplo, uma senhora de Piraju foi dar a luz no Hospital em Botucatu, pois às vezes seu caso era mais complexo, e a criança precisava ficar internada, mas a mãe não, daí como que o prefeito de Piraju vai enviar uma ambulância todo o dia para essa mãe amamentar seu filho? Então a Casa de Apoio entra aí para acolher essa mãe, isso é só um exemplo”, comentou o prefeito de Itatinga.
O representante da Casa de Apoio HC de Botucatu também explanou durante a reunião e convidou os prefeitos presentes a conhecer o trabalho desenvolvido. “Nós temos essas casas para oferecer para os pacientes a custo zero aos municípios”, comentou.
Ele destacou que as casas são custeadas pelo próprio Hospital das Clínicas, porém necessita de doações de alimentos para atender a demanda. Luís FeTambém destacou o trabalho dos funcionários e funcionárias das casas de apoio, como também do diretor Rubens de Almeida e do superintendente do HC, Professor Dr. André Luiz Balbi.
O presidente Betinho agradeceu a presença de Luís e se comprometeu em visitar Botucatu para conhecer as casas de apoio. Também convidou o prefeito João Bosco Borges para Itatinga fazer parte da Amvapa.
CASA DE APOIO
Referência nacional no atendimento médico, o HCFMB (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu) recebe milhares de pacientes provenientes de todas as regiões do país. Pessoas que geralmente vêm acompanhadas por familiares podem ficar nas Casas de Apoio.
O atendimento é prestado em parceria com o Serviço Social do HCFMB, que faz o encaminhamento dos pacientes.
Casa de Apoio I – acolhe pacientes vítimas de câncer;
Casa de Apoio II – destinada às crianças com câncer;
Casa de Apoio III – voltada às mães que amamentam bebês prematuros;
Casa de Associações (unidade IV) – destinada a projetos de inclusão digital e social.
São 114 leitos, divididos em apartamentos que trazem todo conforto e comodidade.
Além disso, as Casas de Apoio oferecem: Oficinas artesanais; Lavanderia completa; Cozinha e refeitório, servindo mais de 700 refeições por dia em cinco horários diferentes; Bazar beneficente exclusivo aos usuários.
Cada casa conta com aproximadamente 340 m² que abrangem de seis a dez apartamentos, sala para lazer, cozinha e banheiros e acessibilidade (instalação de rampas para portadores de necessidades especiais).
Alimentação – Durante o período em que fica no serviço, o paciente e seus acompanhantes têm à disposição café da manhã, almoço, chá da tarde, jantar e chá noturno. Aqueles que recebem uma dieta diferenciada em virtude do tratamento são supervisionados pelo próprio Hospital.
- Piraju
- Região