Na última quinta-feira (18), chegou ao fim a aplicação do Curso de Jardineiro–Manutenção e Reforma, ministrado pelo Senar /SP, em parceria com o Sindicato Rural de Taguaí, e apoio do prefeito Douglas Benini e Secretaria de Turismo e Cultura de Itaporanga.
O curso contou com aulas práticas e teóricas de manutenção e cuidados com jardim, visando formar o profissional jardineiro e inserir informações de cuidados a interessados e amantes da cultura e afinidade com as plantas em geral. Assim, os alunos colocaram literalmente a mão na passa e aplicaram as técnicas e procedimentos de plantio, criando e reformulando um novo jardim na proposta apresentada e a finalidade do espaço.
Estrategicamente, o curso foi aplicado no Rancho Santa Fé, que também é um espaço criado através dos cursos do Senar, como turismo pedagógico e demais cursos.
O local é trabalhado e estudado junto à Secretária de Turismo, Senar e Sindicato Rural e também dentro do Programa de Turismo Rural, e já recebe grande fluxo de turistas semanalmente.
Capacitaram-se também funcionários e agentes de serviços gerai municipais a fim de aplicarem as técnicas de manejo e manutenção nos espaços públicos, como jardins e praças, para que se possam dar continuidade na realização de paisagismo por todo o município.
O Curso contou com a presença e total apoio do coordenador do Sindicato Rural de Taguaí Marcelo de Azevedo, parceiro e responsável pelos cursos aplicados junto ao Senar no Município.
O curso foi totalmente gratuito e ministrado pela Instrutora e também Arquiteta e Paisagista Ana Carolina de Oliveira Miranda.
Como parte desse planejamento, o curso de jardineiro teve o objetivo de preparar e capacitar pessoas para atuarem e adquirir o conhecimento correto nos cuidados com plantas.
- Itaporanga