O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Piraju, com o apoio da Prefeitura está realizando em Timburi, o primeiro curso de inseminação artificial em bovinos. O treinamento oferece aulas teóricas e práticas, objetivo do treinamento de inseminação artificial é capacitar o produtor rural no uso de técnicas adequadas na prática de inseminação artificial na bovinocultura. Além de oferecer conhecimento necessário para inseminar o rebanho, melhorando assim sua qualidade.
Vale destacar que nesta semana os alunos tiveram acesso ao conteúdo teórico nos primeiros dias do curso. “A parte teórica do curso consistiu no histórico da inseminação no mundo e no Brasil, depois passamos noções do aparelho reprodutivo. Eles tiveram uma ideia de como identificar as vacas em cio, um pouco de manejo, sanidade e genética. Falamos do melhoramento genético, montagem do equipamento de inseminação, manejo do botijão e pipeta e a temperatura de sêmen”, explicou o instrutor do referido curso, Kleber Brandão.
A inseminação artificial é a biotecnologia de reprodução mais antiga e usada no mundo até hoje. A inseminação promove o melhoramento genético do rebanho e através da inseminação podem ser evitadas doenças reprodutivas como leptospirose, brucelose, tuberculose, diarreia viral bovina, entre outras. Nas próximas semanas, os participantes terão a oportunidade de aprender novas técnicas na prática. A prefeitura agradece a parceria com o Sindicato Rural e SENAR. “Agradecemos a Renata Spinardi, Luiz Otávio Motta e toda diretoria do Sindicato, por disponibilizar estes cursos para Timburi”, menciona o prefeito Silvio Polo.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Região