Torneiras antigas dos banheiros e da cozinha da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram substituídas por dispositivos com temporizador e aeradores que garantem menor vazão, gerando menor consumo de água.
A Ação de Uso Racional da Água implantada pela pasta segue as diretivas do Programa Município Verde Azul.
“Além de garantir que a água do prédio seja utilizada de maneira sustentável, a proposta é mobilizar a população em relação ao tema. Isso porque todo avareense pode reduzir o consumo adotando práticas simples no dia a dia”, explica a pasta.
PRÁTICAS A SEREM REALIZADAS
- Não lavar calçadas e quintais com mangueira. O correto é utilizar baldes, já que a mangueira costuma ficar ligada o tempo todo;
- Fechar a torneira enquanto estiver ensaboando a louça e só usar água quando for enxaguar os utensílios;
- Tomar banhos curtos e fechar o registro ao passar sabonete e xampu. Banho de 15 minutos, por exemplo, consome 135 litros de água em uma casa. Com o registro fechado no ensaboamento e duração de 5 minutos, o consumo cai para 45 litros;
- Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
- Atenção a vazamentos dentro do imóvel. Corrija-os o mais rápido possível;
- Molhar as plantas à noite com regador, ao invés de usar mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos;
- A água da piscina infantil pode ser bem aproveitada: depois do mergulho, use a água para lavar o quintal, por exemplo.
“Fazendo nossa parte, poderemos manter a qualidade de vida e preservar a mais importante fonte de riqueza de nosso planeta, a água”, ressalta a equipe do Meio Ambiente.
- Avaré