A Secretaria Municipal da Educação de Fartura tem promovido avanços importantes na rede municipal, com foco na valorização dos profissionais, melhoria da infraestrutura e ampliação de programas educativos. A gestão é coordenada pela secretária da educação Renata Amaro, com apoio da supervisora da educação infantil Flávia Ribeiro e da supervisora do ensino fundamental, Silvandreia Palma.
Após anos de paralisação, a carreira dos professores foi reestruturada, com uma incorporação salarial de 25%. Além disso, 20 novos cargos de ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil) foram criados para atender a demanda. O investimento total representou meio milhão de reais a mais na folha de pagamento.
Crianças que necessitam de acompanhamento têm professor auxiliar e os profissionais de apoio receberam capacitação em janeiro e recebem orientação pela gestão escolar e equipe pedagógica da Educação. Além disso, o material apostilado da Educação Infantil continua disponível através do sistema Gênese na Educação Infantil e Giro no Ensino Fundamental – Brasil Cultural.
Foi firmado convênio com a APAE para realização de avaliações multidisciplinares em alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento.
O Fórum da Educação será realizado de 6 a 9 de outubro, com tema Inclusão, em data ajustada em acordo com os professores.
O almoxarifado da Secretaria está em funcionamento, com os materiais escolares disponíveis e o concurso de gestores encontra-se em fase de contratação. Todos os processos seguem licitação nova, respeitando os trâmites legais.
Depois de muitos anos, o Ensino Médio noturno será oferecido pelo município, através do convênio com a ETEC onde, a partir de 2026, o estudante terá a oportunidade de cursar o Ensino Médio e ao mesmo tempo realiza a formação técnica em Administração. Ao término, o aluno estará duplamente certificado (Diploma de conclusão de Ensino Médio e Diploma de Técnico em Administração). Essa iniciativa trará oportunidades de estudo para os munícipes que trabalham durante o dia. As inscrições para o Vestibulinho já se encontram abertas.
A gestão tem se destacado pelo comprometimento e busca constante por soluções. Como afirmam os profissionais da Secretaria, a equipe sempre está pronta para que a educação de Fartura continue avançando e atendendo às necessidades da comunidade escolar.
“Nós agradecemos o prefeito Marcão do Haras por todo o apoio que recebemos durante estes nove meses de gestão, tendo acompanhado de perto o nosso trabalho e ouvindo todas as demandas e necessidades da pasta”, afirmou Renata Amaro.
Programas e parcerias
Diversas iniciativas têm fortalecido a educação em Fartura:
• Alfabetiza Juntos, agora ampliado até o 5º ano;
• Pro-LEEI, incentivo à leitura e escrita na Educação Infantil, com convênio federal;
• Formação continuada para professores que já participaram de cursos no ano passado;
A grande novidade é o programa de gamificação em Matemática, Matific, aplicado do 1º ao 5º ano, com aula semanal dentro da BNCC, sendo Fartura o único município da região a aderir.
- Fartura