Programas vão envolver cerca de 960 alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano
O Sebrae-SP e a Prefeitura de Fartura firmaram uma parceria para promover ações de educação empreendedora no município. Os representantes do Governo Municipal e do Sebrae estiveram reunidos na sexta-feira, dia 28, para alinhar os detalhes da implantação dos programas. As ações vão envolver cerca de 960 alunos do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano.
De acordo com a analista de negócios do Sebrae-SP, Simone Carvalho Domingos, a educação empreendedora busca criar um ambiente propício à aprendizagem para favorecer o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Além de Simone, também participaram da reunião a coordenadora de Educação, Daiane Teixeira Gabriel; diretora pedagógica, Tânia Cristina Oliveira; supervisora de Educação, Vanessa de Paula Nunes; e as agentes do Sebrae Aqui, Juliana Rosolen e Isabel Gonçalves.
Acompanhe as fases do programa do 1º ao 5º ano
Em 2023, será realizada a aplicação dos "Objetos de Aprendizagem" para os professores, que serão os responsáveis em trabalhar as ações com os alunos. Estão incluídas atividades literárias, filmes e jogos com o objetivo de sensibilizar os alunos a refletirem sobre valores, atitudes empreendedoras, cidadania, ética, sustentabilidade, diversidade e a busca do autoconhecimento para despertar competências e habilidades.
No ano seguinte, será realizado o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp). O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.
São trabalhadas atividades específicas para cada ano, levando em consideração aspectos como a faixa etária dos alunos. No primeiro ano, as crianças trabalham o tema “Descobertas empreendedoras no jardim sensorial”, cujo projeto empreendedor a ser desenvolvido pelos alunos tem como ideia central a percepção do mundo por meio dos cinco sentidos. Assim, serão promovidas ideias que favoreçam essa vivência, estimulando e cultivando hábitos saudáveis relacionados à valorização de hábitos simples.
No segundo ano, o tema é “Descobrindo alimentos e temperos naturais”. A partir da ideia de interação com a natureza, propõe-se o plantio e a montagem de uma loja de temperos naturais para vender, por exemplo, mudas de cebolinha e salsinha. “Brinquedos Ecológicos” é trabalhada no terceiro ano. A proposta é a montagem de uma oficina de brinquedos ecológicos, elaborados com material reciclável.
No ano seguinte, é a vez da “Produções culturais criativas”. A proposta de trabalhar atividades para a criação de itens culturais com as quais os alunos se identifiquem busca a valorização e ampliação do repertório cultural deles, assim como a valorização da cultura local.
No quinto ano, o tema “Sabores e Cores Regionais” trabalha o alimento como uma grande oportunidade de negócio. Os alunos montam uma empresa de produtos alimentícios, priorizando produtos naturais, e aprendem sobre clientes, concorrentes e produtos.