Estudantes de 1º ao 5º ano de duas escolas municipais serão atendidos pelo programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp)
O Sebrae-SP e a Prefeitura de Bernardino de Campos assinaram, na quinta-feira, 17 de julho, um convênio para a implementação do programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos (Jepp) no município.
A cerimônia de assinatura contou com a presença do diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, do prefeito de Bernardino, Wilson Garcia, da Secretária Municipal de Educação, Aneli Lopes, entre outras autoridades.
A parceria entre o Sebrae-SP e a Prefeitura na capacitação de jovens empreendedores ocorre desde 2021. Em 2025, o programa atenderá 594 estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. Antônio Carlos De Abreu Sodré e da Emef Professor Miguel Arnaldo Tosta, promovendo educação empreendedora e incentivando o desenvolvimento de habilidades como criatividade, liderança e trabalho em equipe.
“O Jepp é um programa muito relevante, que vai apoiar as crianças e jovens de Bernardino de Campos nas áreas em que forem atuar. O Jepp tem uma tradição longa e vem se fortalecendo ao longo deste último período. Nosso intuito é que todas as cidades da região possam tê-lo. Bernardino de Campos está muito animada e mobilizada para isso e temos certeza de que será um grande programa”, destacou Marco Vinholi, do Sebrae-SP.
O programa Jepp busca despertar o espírito empreendedor desde cedo, preparando os jovens para os desafios do mercado e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.
“É emocionante ver a transformação que o Jepp causa nos nossos alunos. Eles desenvolvem segurança, empatia, iniciativa e senso de pertencimento. A educação empreendedora não ensina apenas a empreender, ela ensina a viver com propósito”, afirmou a secretária Aneli.
Ao longo do ano letivo, os alunos participam de projetos com temas voltados para cada faixa etária. Com a orientação dos professores, criam produtos, planejam estratégias, organizam espaços, discutem preços e aprendem a trabalhar em equipe. Ao final do programa, eles comercializam seus produtos na Feira do Empreendedorismo, evento que reúne comunidade escolar, famílias e visitantes.
“Um dos aspectos mais tocantes do Jepp é que o aprendizado ultrapassa os muros da escola. Em casa, os alunos compartilham com entusiasmo o que estão aprendendo, e muitas famílias passam a se envolver ativamente no projeto, ajudando na produção dos materiais, apoiando na organização da feira e se emocionando ao ver seus filhos apresentando ideias com segurança e alegria”, frisou Aneli.
Assessoria de Imprensa a serviço do Sebrae-SP