O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), promoveu na manhã segunda-feira, dia 19 de julho, o segundo encontro para realização do Plano de Ação do Programa de Articulação de Políticas Públicas, nas dependências do Centro Universitário de Ourinhos (Unifio).
O objetivo é articular uma rede de stakeholders com foco na implementação de ações para desenvolvimento socioeconômico por meio de políticas públicas com abrangência regional nos eixos de inclusão produtiva, compras governamentais desburocratização e governança.
O primeiro encontro foi realizado no dia 18 de maio, onde contou com a presença de mais de 60 lideranças locais que corroboraram para elencar os desafios da região nos eixos trabalhados. Desafios estes que nesta segunda reunião já foram apresentadas as ações locais concebidas ou que já estão sendo executadas para trazer solução aos municípios.
Na região de Ourinhos, o Unifio, Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos é parceiro dessas duas grandes instituições para contribuir com as administrações públicas municipais na retomada da economia, nesse período difícil de pandemia, sempre com foco em dar oportunidades aos micro e pequenos empresários, os quais podem contribuir em seus municípios, gerando emprego e renda.
O propósito final desse programa é mostrar aos prefeitos e demais gestores públicos, além de cooperativas, associações e consórcios públicos como é possível aproximar-se dos empreendedores individuais, dando-lhes possibilidade de ofertar seus produtos no próprio município. Para isso, já houve e continuará tendo capacitações e consultorias para viabilizar essa aproximação entre pequenos fornecedores e municipalidade, com a observação de se tratar de uma colaboração gratuita, sem qualquer contraprestação pecuniária.
As atividades voltadas a esse objetivo pertencem a quatro eixos temáticos, como:
1) inclusão produtiva para dar oportunidade aquele potencial fornecedor, hoje vulnerável; 2) desburocratização para eliminar ou minimizar a burocracia na Administração Pública; 3) Compras governamentais para beneficiar os pequenos negócios, aplicando as vantagens da Lei Complementar 123/2006, que refere-se ao Estatuto da pequena e média empresa; 4) Governança para que desde o planejamento, a implementação e monitoramento das ações sejam coletivos, visando ao alcance de objetivos comuns de interesse da sociedade regional.
“Estamos avançando nas fases do programa e o Unifio sempre será parceiro dessas ações que visam promover o bem-estar coletivo e a dignidade da pessoa humana”, destaca Luiza Dognani.
A farturense Luiza é articuladora de políticas públicas da Fundação Getúlio Vargas – FGV, responsável pela região administrativa de Ourinhos, com o líder da Macro Região de Presidente Prudente na FGV, que engloba as regiões de Marilia, Ourinhos e Presidente Prudente, o Sr. Fernando Quinteiro, juntamente com o Escritório Regional do Sebrae de Ourinhos liderado pelo gerente Thiago Ferraz realizaram o segundo encontro de trabalho para formulação do Plano de Ação Regional de Políticas Públicas Sebrae e FGV.
Segundo ela, esse foi o segundo encontro, onde foram validados com os stakeholders locais os desafios e ações para soluções para promover o desenvolvimento dos pequenos negócios e empreendedorismo.
“Nosso propósito é mostrar e oportunizar aos prefeitos e gestores públicos no geral, assim como Associações Comerciais e demais naturezas, Cooperativas, Consórcios Públicos e Câmaras Municipais, que é possível trabalhar em rede em prol a evolução socioeconômica regional”, explica Luiza.
No encontro estiveram presentes de: Ourinhos, Chavantes, Canitar, Óleo, Timburi, Bernardino de Campos, Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Consórcio da Ummes, Senai e Sesi.
Articuladora de políticas públicas Luiza Russi Dognani