Na última segunda-feira (15) foi realizado mais um encontro do grupo de gestante na Unidade Básica de Saúde – Rita de Lourdes Rinaldi. A ação é promovida pela equipe de Estratégia de Saúde da Família, a enfermeira Mariana Arcene acompanhou a reunião com 11 participantes. Na reunião foi abordado temas sobre aleitamento materno e a sua importância na vida do bebê.
“Agosto comemora o mês do Aleitamento Materno, a cor dourada é devido ao leite materno ser considerado padrão e a reunião contamos com as participações da fisioterapeuta e farmacêutica. A amamentação é um dos símbolos mais marcantes da maternidade e gera momentos que fortalecem o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Ainda, a alimentação da criança através do leite materno até os 24 meses ajuda que ela se desenvolva saudavelmente e a protegendo de doenças e infecções durante toda a sua vida”, explicou a enfermeira Mariana.
Vale mencionar que o grupo de gestante, ajuda a fortalecer vínculos por meio de informações importantes sobre a gravidez, o parto e os cuidados com o bebê. Nos encontros também são abordadas as orientações das palestras e rodas de conversa, as futuras mamães também passam pelo atendimento na Unidade de Saúde. A Gerência de Saúde informa que todos os meses ocorrem as reuniões, com temas diferentes.
A IMPORTÂNCIA DO LEITE MATERNO
O leite materno é rico em açúcares, proteínas, vitaminas e minerais, como as vitaminas A, E, K, ferro, cálcio, fosfato e a biotina, todas substâncias fundamentais para o desenvolvimento do bebê. O alimento possui substâncias bioativas, como hormônios do crescimento, enzimas e milhões de células vivas capazes de proporcionar o crescimento saudável do recém-nascido. Todas essas substâncias presentes no leite são fundamentais para o fortalecimento e desenvolvimento físico da criança, incluindo crescimento do intestino, vasos sanguíneos, sistema nervoso e glândulas, que controlam a liberação de hormônios. Outro benefício é que a nutrição através da amamentação contribui também para a formação correta dos dentes e o fortalecimento dos ossos da criança.
- Sarutaiá
- Saúde