Nesta semana, os agentes de combate a endemias em conjunto com o enfermeiro responsável pela vigilância epidemiológica de Fartura, João, realizaram diversas palestras em escolas municipais explanando precauções e orientações sobre a prevenção e combate do mosquito Aedes Aegypti. A ação faz parte do mês de mobilização contra à Dengue. O trabalho é importante porque, com o aumento das temperaturas e o regime de chuvas intensas e irregulares, o ambiente se torna ainda mais propício para a proliferação do vetor.
Além de conscientizar e sanar dúvidas dos alunos e professores sobre a prevenção e como combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a iniciativa também tem como intuito engajar os estudantes na luta contra à dengue. Ao levar essa ação para as escolas, a Coordenadoria Municipal de Saúde busca não só proteger as crianças, mas também transformá-las em multiplicadoras de boas práticas de saúde e de cuidados fundamentais no combate à dengue em suas residências.
Durante os debates, os profissionais da Saúde apresentaram de forma didática e lúdica como se prevenir, combater e eliminar os possíveis focos de proliferação do mosquito. Além disso, as crianças tiveram a oportunidade única de observar frascos selados que continham cada etapa de vida do mosquito (ovo, larva, pupa e fase adulta), proporcionando uma experiência educativa e impactante.
Após as palestras em sala, os agentes de combate a endemias acompanharam as crianças ao redor das escolas, solicitando aos mesmos que identificassem os reservatórios existentes no local que poderiam se tornar um possível criadouro do mosquito, além de os orientar dos tratamentos viáveis e cuidados necessários para cada tipo de recipiente encontrado. O Aedes Aegypti se multiplica quando a fêmea do mosquito deposita os ovos em focos de água parada. Dessa forma, a principal forma de prevenção é evitar a proliferação eliminando focos de água armazenada.
“A prevenção é a melhor arma contra à dengue e a educação é fundamental nessa batalha. Agradecemos à Secretaria de Saúde em parceria com a Coordenadoria da Educação por essa importante iniciativa de conscientização. Juntos, podemos combater à dengue e manter nossa comunidade segura e saudável”, ressaltou a coordenadora Josiele Pussas.
Dicas importantes:
- Tampe corretamente as caixas d’água;
- Evite acumular água de chuva;
- Deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;
- Use vasos de plantas furados e sem pratos (ou os mantenha com areia até a borda);
- Não deixe pneus em locais abertos, e caso não os utilize, descarte em locais adequados;
- Tampe as lixeiras e descarte todo o lixo que pode acumular água;
- Em ralos que acumulam água, coloque tela ou tapa-ralo (caso não seja possível trate com detergente ao menos 1 vez por semana);
- Manter lonas e piscinas desmontadas sempre esticadas para não acumular água;
- Troque a água de bebedouro animal a cada 3 dias.