O telemonitoramento tem como objetivo proporcionar qualidade e segurança em atendimentos, tanto do cirurgião dentista quanto dos pacientes; modalidade de consulta não substituirá a relação presencial estabelecida entre profissional e paciente
A encarregada de Saúde Bucal, Drª Kesia Nocheli Vasconcelos, de Fartura, anunciou que o município aderiu e implantou o atendimento de Teleodontologia/Telemonitoramento nos Programas Estratégia Saúde da Família (ESFs), especificamente as unidades Bela Vista, São Caetano e Vila de Fátima.
A doutora explicou que a prática foi autorizada pelo Conselho Federal de Odontologia - CFO 226/2020. “Essa modalidade de consulta não substituirá a relação presencial estabelecida entre dentista e paciente, mas orientará os pacientes odontológicos, sobre qual o melhor momento para uma consulta presencial”, explica Késia.
De acordo com a equipe, o regulamento do exercício de telemonitoramento tem como objetivo proporcionar qualidade e segurança em atendimentos, tanto do cirurgião dentista, quanto dos pacientes, especialmente neste período de pandemia com atenção especial para o grupo de risco. Para mais informações os moradores podem entrar em contato pelo telefone (14) 3308-9403, no Setor de Saúde Bucal.
Teleodontologia/ Telemonitoramento
A Teleodontologia é uma categoria muito ampla de soluções que atendem à saúde bucal dos pacientes à distância, remotamente, sendo mais uma forma de usar as novas tecnologias na odontologia. De maneira resumida, diz respeito a atendimentos odontológicos feitos à distância, com uma ferramenta de telecomunicação, como chamada de vídeo.