A Defensoria Pública da União esteve em Sarutaiá no prédio do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) desenvolvendo o projeto “DPU para Todos”, que tem o objetivo de levar orientação jurídica para a população e esclarecer dúvidas das questões vinculadas principalmente ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além de capacitar os servidores municipais que atuam no atendimento da população nesses locais.
A equipe da Defensoria que está no município é formada por três defensores e um servidor público federal. Segundo o defensor Walter Queiroz Noronha, “trata-se de uma educação de direitos que serve para todos, especialmente para pessoas que tiveram algum benefício negado”.
Compareceram cerca de 40 pessoas no CRAS, para tirar dúvidas sobre os programas sociais como: LOAS deficiente, LOAS idoso, auxílio doença, aposentadoria por invalidez e direitos a outros benefícios.
A coordenadora do CRAS, Marli Rinaldi destacou a importância do município receber esse projeto. “É algo muito importante, com orientações específicas para a população conhecer seus direitos e saber como exercê-los. Ressalto ainda que nossos colaboradores estão sendo capacitados, para no dia-a-dia esclarecer as dúvidas das pessoas após o término deste projeto”, argumentou.
O “DPU para Todos” permaneceu em Sarutaiá das 9h até às 16 horas e pode participar do projeto pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e renda familiar mensal de até R$ 2 mil e que não tinha condições financeiras para solução de suas demandas, preferencialmente na área previdenciária.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Região