Na última quarta-feira (26) foi realizada em Sarutaiá a 5º Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescentes. A Conferência ocorreu no prédio do Departamento da Ação Social e contou com a presença da diretora Alessandra Médice, da primeira dama Mara Freschi, da assistente social Sandra Pereira, diretora da educação Keli Machado, representantes do CMDCA, CRAS, da saúde, Conselho dos Idosos, além dos estudantes da Escola Estadual Dr. Edgardo Cardoso e o inspetor de alunos José Wilson de Carvalho (vereador).
Foi debatido o tema: “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da covid-19: Violações de vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. É justamente para definir as propostas locais, além de discutir a realidade do setor e avaliar alternativas de ações, que acontecem as conferências municipais. “Precisamos proteger as crianças que sofrem, ser o elo delas com o mundo de uma forma segura, para que atinjam o pleno desenvolvimento e a inclusão a programas e políticas públicas”, explicou a palestrante Maria Aparecida Finotti Oliveira.
A diretora da Ação Social de Sarutaiá agradeceu o apoio da administração municipal e a presença dos alunos da Escola Estadual – Dr. Edgardo Cardoso e ressalta a importância do encontro. “As Conferências são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para várias políticas setoriais envolvidas, como a de assistência social, educação, saúde, esporte lazer, cultura, transporte e acessibilidade. Neste encontro debatemos e pontuamos questões locais, visando melhorar nossa cidade, através das sugestões de cada participante nas dinâmicas, inclusive dos adolescentes”, relatou a diretora Alessandra Médice.
No decorrer das atividades também ocorreram apresentações de poemas dos menores do Projeto Espaço Vida. Vale lembrar que serão encaminhadas ao CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente as propostas da Conferência Municipal. “Com essa Conferência, as propostas de Sarutaiá ficam aqui e encaminhadas ao executivo municipal e também, de antemão, podem ser deliberadas como política pública, para que seja colocada no orçamento assim que possível”, explica a primeira dama Mara Freschi que agradeceu a equipe do social, CMDCA e participação dos alunos e a professora Rose Helen da Escola Estadual Dr. Edgardo Cardoso.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Geral