Nesta semana a equipe do Departamento da Saúde de Sarutaiá, responsável pelo atendimento aos casos de covid-19 realizaram um trabalho eficiente nas repartições públicas do município, os funcionários passaram por testes rápidos para verificaram se estavam com o novo coronavírus ou se já foram contaminados. Segundo a diretora da saúde, Nani Matos foram testados mais de 180 servidores, sendo da educação, social, motoristas, funcionários do pátio e na Câmara Municipal. Na quinta-feira (4) teve inicio a testagem nos funcionários dos estabelecimentos comerciais da cidade.
A expansão da testagem tem o objetivo de evitar o contágio da doença. “O município tem realizado diversas ações de orientação e nesse momento a testagem é fundamental para identificação de possíveis casos. Nessa condição, o processo busca prevenir o contágio da doença. O teste rápido identifica se o corpo já teve contato com o novo coronavírus”, explicou Nani Matos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a testagem ampla porque a medida ajuda a planejar o número de leitos necessários para enfrentar a pandemia e também a traçar os planos de reabertura das cidades.
Em Sarutaiá nenhuma pessoa do comércio que passaram pelo teste rápido foi diagnosticada com covid-19, apenas um caso reagente, ou seja, que a pessoa já contraiu a doença. Vale mencionar que a orientação é que as pessoas que apresentem sintomas da Covid-19 por mais de sete dias seguidos procurem diretamente a Unidade Básica de Saúde, para fazer o exame de diagnóstico da doença.
O prefeito Isnar Freschi mencionou que esta iniciativa visa fazer um “rastreamento efetivo” da população que atua nas repartições de atendimento ao público. “Nossa equipe de funcionários do setor da saúde estão trabalhando para promover a qualidade de vida aos moradores, principalmente neste período de pandemia do novo coronavírus. Desta forma a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Saúde realizou a testagem em todos os comerciantes da nossa cidade, funcionários do setor público e tal iniciativa nos ajuda a planejar ações de controle e combate da doença. Gostaria de agradecer a todos e afirmar que mais ações como estas serão desenvolvidas”, finaliza.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Saúde