A entidade que é um Organização Social de Saúde (OSS) já administra outros quatro AMEs
Foi anunciado nesta semana que a unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Vale do Jurumirim, em Avaré será gerido pela Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, que é uma Organização Social de Saúde (OSS).
A Santa Casa de Franca, Hospital Escola reconhecido pelo MEC, juntamente com as Unidades do Hospital do Câncer e Hospital do Coração, é atualmente qualificada como OSS, que a credencia para assumir a gestão de importantes Unidades de Saúde em parceria direta com o Governo do Estado de São Paulo. Por conta disso, a OSS de Franca é habilitada para fazer a gestão do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e hoje já cuida de quatro unidades AMEs, nas cidades de Franca, Taquaritinga, Casa Branca e Campinas.
O AME é um ambulatório de diagnóstico e orientação terapêutica em especialidades médicas, de alta resolutividade, com ênfase nas necessidades da rede básica, e que proporciona atendimento de forma acessível ao cidadão através da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz para promover o diagnóstico precoce e orientar a terapêutica frente a problemas de saúde prevalentes, atendendo a necessidade regional.
A qualificação da Santa Casa conferida pelo Estado para gerir as unidades de AMEs é fruto da aplicação de uma gestão profissionalizada, em busca de excelência e resultados, gerando maior eficiência e utilização adequada de recursos em todos os processos, com economia e maior produtividade, com qualidade e segurança para os pacientes.
A execução dos recursos, repassados a título de custeio e investimento, é realizado exclusivamente por cada unidade AME, que se encarrega das compras, contratos de terceiros, recebimento de mercadorias, administração de pessoal e SESMT, compras, assessoria de qualidade, ouvidoria e humanização.