Prefeitos e deputado Fernando Cury participaram do encontro na busca de amenizar os impactos do vírus na região
Na noite de segunda-feira, 7 de junho, foi realizada uma reunião na sede do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa), na cidade de Piraju.
Entre os prefeitos participantes estavam: Zé Maria (Piraju), Diego Cinto (Cerqueira César) e Douglas Benini (Itaporanga), além de secretários municipais de saúde e provedores dos hospitais das cidades citadas. O prefeito de Avaré, Jô Silvestre e o secretário do setor, Roslindo Machado foram convidados para reunião, mas não participaram. Já o provedor da Santa Casa avareense, Miguel Chibani participou por telefone.
O prefeito de Coronel Macedo, que também é presidente da Amvapa, Betinho Veiga e o deputado estadual Fernando Cury também estiveram presentes.
Objetivo da reunião foi elaborar uma proposta para a criação de novos leitos de UTI para a Santa Casa de Avaré, que vem sofrendo com a alta no número de internações de pacientes com Covid-19 e posteriormente apresentar as ideias ao Governo do Estado, para amenizar esse problema regional.
O provedor da Santa Casa de Avaré, Miguel Chibani se prontificou em tentar viabilizar 10 novos leitos de UTI, que é possível com a estrutura que a cidade tem, mas ele precisa que o Estado envie recursos para o custeio dessas novas unidades. O prefeito de Piraju, Zé Maria também disse que a cidade tem condições de criar mais 10 vagas de UTI, mas também depende do Governo Estadual para arcar com as despesas para manter os novos leitos.
Já Itaporanga estuda a possibilidade de criar no hospital da cidade leitos laboratoriais ou de UTI, mas precisa analisar se realmente pode participar dessa proposta.
E Cerqueira Cesar frisou que não tem estrutura para criação de leitos de UTI, mas que está fazendo estudo para ofertar leitos clínicos.
- Região