Na última quinta feira (18) foi realizada na sede do consórcio AMVAPA em Piraju, a primeira reunião dos municípios participantes do Mapa Turístico Brasileiro (2021-2022), através da região turística do projeto Angra Doce Paulista. Estiveram no encontro os seguintes municípios: Arandu, Avaré, Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Coronel Macedo, Ipaussu, Itaporanga, Ourinhos, Piraju, Riversul, São Pedro do Turvo, Santa Cruz do Rio Pardo, Sarutaiá, Taguai, Taquarituba e Timburi.
“O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área, ou seja, um recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo, no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas”, explicou a Secretária de Turismo de TImburi Ana Maria da Silva. Na reunião ainda foi apresentada a institucionalização da Região Turística, para isso foram aprovadas as criações das Associações de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento do Angra Doce Paulista. Com esta iniciativa os municípios poderão contar com verbas do Ministério do Turismo, para o desenvolvimento das respectivas localidades.
Na ocasião através de manifestação popular dos participantes foram escolhidos os interlocutores da diretoria das Associações.
- Maria Luiza Freitas (Diretora de Turismo de Piraju, escolhida como Interlocutora Estadual).
- Aline Oliveira (Presidente do COMTUR de Ipaussu, como Suplente).
- Cassiano Godoi como diretor do segmento de Cultura e Religião
- Giovana Redondo como diretora do segmento de Negócios e Eventos
- Ana Maria como diretora do segmento de Pesca e Rural
- Marcos Rodrigues como diretor do segmento de Bem Estar e Saúde
- Danilo Santos como diretor do segmento de Praia e Náutico
- Malu Freitas como diretora do segmento de Aventura e Ecoturismo
Os diretores formarão grupos de trabalhos que irão incluir os municípios da RT (Região Turística) que tenham interesse em ingressar para inicio das atividades. A presidência da associação permanece a mesma, até nova nomeação, que será em dezembro de 2022, conforme estatuto, sendo:
Sergio Guidio - prefeito de Ipaussu (Presidente do Conselho de prefeitos).
Silvio Polo - prefeito de Timburi (Vice presidente do conselho de prefeitos).
Douglas Benini - prefeito de Itaporanga (Tesoureiro do conselho de prefeitos).
Erica Alves (secretaria executiva).
Aline Oliveira - presidente da Associação RT Angra Doce Paulista.
Malu Freitas - presidente adjunta da Associação RT Angra Doce Paulista.
Cassiano Godoi - presidente adjunta da Associação RT Angra Doce Paulista.
Giovana Redondo - tesoureira da Associação RT Angra Doce Paulista.
David Rodrigues - secretario executivo.
“Na primeira reunião também foram expostos os projetos realizados e planejados de 2017 a 2020. Ainda foi debatido na reunião os trabalhos na confecção do guia de investimento da região, projeto desenvolvido junto ao InvestSP, com o total apoio do governo do Estado. Ainda falamos sobre a baixa no nível da Represa de Xavantes e os impactos tanto para natureza, como para o turismo náutico. Ainda discutimos algumas medidas que iremos adotar para capacitação das associações e o apoio do SEBRAE e FGV – Fundação Getúlio Vargas. Ficou definida que no mês de abril ocorrerá mais uma reunião”, comentou a presidente da Associação RT Angra Doce Paulista, Aline Oliveira.
Fonte: COMUNIC
- Piraju