O médico infectologista e membro do Centro de Contingência do Coronavírus, David Uip, afirmou nesta semana que o feriado da Independência, em 7 de setembro, e os 14 dias seguintes mostraram um aumento do número de casos de contaminação pelo novo coronavírus no Estado de São Paulo. A alta pode comprometer o avanço de algumas regiões para a fase verde do Plano São Paulo, a segunda menos restritiva.
Na região Sudoeste do Estado, o aumento de infectados pelo covid-19 nesta semana foi visível e o relaxamento dos protocolos de higiene é um fator preponderante nessa evolução atual de casos.
A cidade de Taguaí chegou a 207 confirmações da doença, sendo 181 já curados, 25 em isolamento com o vírus no corpo e um óbito confirmado. No momento há 40 suspeitos no município taguaiense.
Em Fartura, segundo boletim epidemiológico de quinta-feira (24), são 89 infectados, porém 82 já recuperados. Também há quatro pacientes em monitoramento domiciliar, um internado na Santa Casa e dois óbitos, sendo o último confirmado nesta semana por sequelas da covid.
No município de Sarutaiá foram confirmados 65 casos nesta sexta-feira (25), entretanto 62 já curados e três óbitos (duas mulheres de 55 e 75 anos e um homem de 90 anos). No momento não há paciente com o vírus no organismo no município oito pessoas estão com síndromes gripais.
Na cidade de Timburi são 21 confirmações de covid-19, sendo 19 recuperados, um em tratamento e um óbito. O município está com 16 suspeitos aguardando exames.
Taquarituba registrou 144 casos confirmados de covid-19 nesta sexta-feira (25). Desses, 107 se recuperaram, dois estão hospitalizados e três vieram a óbito. Há portanto 32 pessoas com o vírus ativo no organismo neste momento na cidade e uma morte suspeita.
Prefeitura de Itaporanga divulgou no último boletim epidemiológico, na quarta-feira (23), 218 confirmações de munícipes que contraíram a covid, sendo 208 recuperados, quatro em isolamento, um internado em Avaré e cinco óbitos. O município está com o total de 24 suspeitos isolados e um óbito também suspeito.
Vale ressaltar que alguns números podem mudar no fim de semana, pois até o fechamento do jornal os municípios de Fartura e Itaporanga não haviam atualizado seus boletins.
- Região
- Saúde