A Raiar Orgânicos, empresa de proteína orgânica instalada desde 2020 em Avaré, abriu na última quinta-feira (1º), as portas da granja para o lançamento oficial da marca na cidade. Há pouco mais de um mês, os ovos orgânicos Raiar chegaram às gôndolas dos supermercados, no que promete ser o começo de uma revolução em direção a uma alimentação mais saudável na mesa dos brasileiros.
Criada pelos sócios-fundadores Marcus Menoita, Luis Barbieri e Leandro Almeida, executivos com longa expertise no mercado de grãos e logística, a empresa tem seu modelo de negócio baseado em tecnologia, bem-estar animal e no fomento ao pequeno produtor - o tripé para dar escala à produção e tornar o orgânico possível, do grão ao prato.
Sediada em Avaré, a Raiar quer expandir a oferta de ovos orgânicos no país e tornar-se, nos próximos anos, a maior produtora da América Latina.
“Valorizamos todos os envolvidos no processo produtivo. Financiamos pequenos produtores para que convertam sua produção em orgânica, com treinamento para manejo adequado e assistência técnica, desenvolvendo toda a cadeia a fim de garantir a qualidade do produto final”, diz Menoita.
A fazenda de 170 hectares tem estrutura única que inclui amplos aviários, fábrica de ração e espaço para circulação das aves. As poedeiras são criadas soltas e com acesso a sub-bosques, não recebem antibióticos e são alimentadas unicamente com dieta orgânica produzida dentro da fazenda.
O milho orgânico, principal insumo na composição da ração e um dos principais gargalos à expansão das proteínas orgânicas, é oferecido por uma rede de pequenos e médios produtores estruturada pela empresa, que os ajuda com financiamento, assistência técnica e de manejo, compartilhamento de conhecimento e garantia de compra do grão.
Atualmente, a Raiar trabalha com cerca de 70 produtores de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. A expectativa é chegar a 100 até o fim deste ano.
“Trazemos um modelo novo e de sustentabilidade para a cadeia produtiva ao apoiar o produtor com planejamento dos insumos, plano agronômico e suporte operacional no processo de certificação”, diz Barbieri. Segundo ele, a tecnologia é uma forte aliada. “Com a incorporação do que há de melhor em práticas de manejo e equipamentos para promover o bem-estar animal, possibilitamos o ganho de escala tornando mais amplo o acesso do consumidor à proteína orgânica”.
Barbieri explicou ainda que Avaré foi escolhida por reunir diversos atributos positivos - e após uma longa busca na qual os sócios percorreram mais de 30 propriedades rurais no Estado. Entre seus atributos, o fato de estar próxima de São Paulo - um grande mercado consumidor - e posicionada estrategicamente entre a região paulista produtora de grãos e suas principais cidades. Avaré também conta com um clima adequado para a criação de aves poedeiras e oferece um forte banco de talentos, sobretudo no setor da agricultura.
No lançamento, foi oferecido aos cerca de 45 convidados presentes um café da manhã preparado pelo Bistrô Manacá enquanto os sócios apresentaram-se e contaram brevemente a história da empresa e seu propósito. Houve ainda um tour pela fábrica de ração orgânica que alimenta as galinhas poedeiras e observação das aves em seu momento de banho de sol. Entre os presentes, estavam o prefeito Jô Silvestre e secretariado municipal, Cássio Jamil Ferreira, presidente da Acia, representantes de supermercados, hotéis e comércio, além do corpo docente e administrativo da Eduvale, Instituto Federal de Avaré e fazendeiros locais.
- Avaré