Um boletim divulgado pela Arquidiocese de Cascavel informou na manhã desta sexta-feira (19) que o quadro clínico do arcebispo Dom Mauro teve significativa piora. Ele foi intubado e transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Dom Mauro foi internado na terça-feira (16) quando foi diagnosticado com covid-19.
Até quarta-feira, 17, seu quadro estava estável, mas tendo em vista as alterações dos exames complementares realizados na quinta-feira, 18, percebeu-se uma piora no quadro clínico. E no mesmo dia ele foi transferido da Ala Covid para Ala UTI.
Por volta das 2 h da manhã de sexta-feira, 19, o arcebispo foi intubado no intuito de estabilizar o quadro de piora e desencadear um processo de recuperação. “Agora, cabe-nos intensificar as nossas orações e pacientemente esperar pela recuperação de nosso arcebispo”, declara a Arquidiocese de Cascavel.
DOM MAURO
Mauro Aparecido dos Santos, o Dom Mauro nasceu na cidade de Fartura, em 9 de novembro de 1954, mas tem toda sua trajetória religiosa no estado do Paraná.
Ele é formado em Teologia na cidade de Jacarezinho, onde em 1984 teve sua ordenação sacerdotal. Entre os anos de 1992 a 1997 exerceu a função de pároco na Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, em Bandeirantes.
Entre 1995 e 1998 foi vigário geral da Diocese de Jacarezinho. Em 1997 tornou-se pároco da Paróquia Imaculada Conceição – Catedral de Jacarezinho.
Sua ordenação episcopal ocorreu em 1998, em Jacarezinho. Logo depois tomou posse como o terceiro bispo da Diocese de Campo Mourão.
E desde 2007 até o atual momento é arcebispo da Arquidiocese de Cascavel.