O Projeto Música & Cidadania se apresentará na cidade de Bernardino de Campos no próximo dia 04 de outubro, às 9h30, na rua Cerqeira Cesar, 1005. A apresentação faz parte das comemorações dos 30 anos da Frutap, uma das principais empresas do setor de laticínios do Brasil.
Sediado em Ipaussu (SP), o projeto envolve mais de 100 pessoas, incluindo a FAIPA - Orquestra de Metais e Percussão, o corpo coreográfico, os alunos das oficinas musicais e profissionais entre técnicos diretos e indiretos. Liderado pelo Maestro Gilson Martins e coordenado por Roberto Santiago, da Sense Produções Culturais, o projeto visa promover o desenvolvimento artístico, social e cognitivo de crianças e jovens de forma inclusiva e democrática, cultivando disciplina, trabalho em equipe e cidadania.
As atividades do projeto - incluindo as oficinas gratuitas de música instrumental e as apresentações públicas - são elaboradas a partir de três pilares fundamentais: a democratização da cultura, a formação de público e a acessibilidade plena, com recursos como libras, materiais em braile e espaços adaptados, garantindo que a música instrumental atue como agente transformador para todos.
“O projeto reafirma o seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, promovendo um espetáculo de excelência artística para a comunidade local”, destaca o Maestro Gilson Martins.
Musica & Cidadania tem o apoio do Governo Federal (Política Nacional Aldir Blanc) e Governo do Estado de São Paulo (Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Fomento CULTSP – Edital Fomento CULTSP – PNAB Nº 31/2024).
Por dentro do Projeto
O Projeto Música & Cidadania é uma iniciativa cultural consolidada há mais de dez anos, dedicada à formação musical e social de crianças e jovens. A ação contempla a FAIPA - Orquestra de Metais e Percussão, o corpo coreográfico e diversas oficinas de música, oferecendo acesso gratuito à cultura e estimulando o desenvolvimento integral dos participantes.
Durante a formação são oferecidas oficinas de sopro, como trompete, fluguelhorns, trombones, euphonium, trompas, tubas e percussão, momento em que os participantes aprendem desde o conhecimento básico do instrumento até técnicas mais elaboradas. Somadas às oficinas, há ainda o corpo coreográfico que acompanha as apresentações, incentivando a expressão corporal e o trabalho em conjunto.
A direção musical do Projeto está a cargo do maestro Gilson Martins, responsável pela formação dos integrantes e pela qualidade artística das apresentações. A coordenação das atividades e a articulação do projeto ficam sob responsabilidade do músico e produtor cultural Roberto Santiago, da Sense Produções.
Ao fortalecer a identidade cultural da região e oferecer oportunidades de crescimento, o Projeto Música & Cidadania demonstra como a arte pode ser um agente de mudança e um caminho para um futuro mais promissor.
Fotografia: https://drive.google.com/drive/folders/1wQy1VgteCME1aKzUkO1ZI5JRT1xcYvSw?usp=drive_link
Crédito: Pavel/suasfotos.com.br
CONTATO PARA IMPRENSA: Caroline P. Sotilo | carolinesotilo@gmail.com (11)97128-5731