Inscrições para aulas gratuitas de música vão até o dia 1/4. Maior programa sociocultural brasileiro tem o apoio da CTG Brasil
Avaré-SP, 29 de março de 2022 - O Projeto Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, está com 643 vagas abertas para o Polo de Avaré (SP) e de mais sete cidades na região do Paranapanema, com cursos de canto coral, cordas, metais e percussão.
O projeto, que conta com o apoio da CTG Brasil, uma das líderes em energia limpa do País e concessionária da Usina Hidrelétrica Jurumirim e de mais sete usinas no rio Paranapanema, tem o objetivo de promover a educação musical e a inclusão sociocultural de forma gratuita.
Os cursos são voltados para crianças e jovens de 6 a 18 anos e não é necessário ter conhecimento prévio em música ou instrumentos musicais. Os interessados devem entrar em contato diretamente com o polo de sua preferência.
“Buscamos participar de maneira positiva da vida das pessoas nas comunidades onde estamos inseridos, por meio da cultura e do lazer. Apoiar iniciativas como o Guri é uma forma de garantir que o projeto continue transformando vidas e contribuindo ainda mais com o desenvolvimento das regiões”, diz Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação & Sustentabilidade da CTG Brasil.
Ao todo, a CTG Brasil apoia o Projeto Guri em nove unidades no estado de São Paulo: Avaré, Castilho, Fartura, Itaí, Ilha Solteira, Mirante do Paranapanema, Rosana, Salto Grande e Sandovalina. Confira os endereços e os contatos de polo:
Polo Avaré
213 vagas disponíveis nos cursos de coral, cordas agudas, cordas graves, iniciação musical, madeiras, metais e percussão.
Telefone: (14) 3733-5420
E-mail: polo.avare@gurionline.com.br
Funcionamento: terças e quintas, das 08h às 11h; e das 13h30 às 17h30
Endereço do polo: Rua Ceará, 1507, Centro - Avaré/SP
Polo Fartura
44 vagas disponíveis nos cursos de percussão, viola caipira e violão
Telefone: (15) 3382-1598
E-mail: polo.fartura@gurionline.com.br
Funcionamento: segunda à sexta feira, das 8h às 11h; e das 13h30 às 17h30
Endereço: Praça Tenente Cassemiro, 185, Centro - Fartura/SP
Polo Itaí
11 vagas disponíveis nos cursos de viola caipira e violão
Telefone: (14) 3761-1885
E-mail: polo.itai@gurionline.com.br
Funcionamento: segunda, terça e quinta, das 13h00 às 17h00, quarta e sexta, das 9h às 13h
Endereço: Rua Teófilo Brizola Duarte, 205, Jardim Brasil, Itaí/SP
Polo Mirante do Paranapanema
39 vagas disponíveis nos cursos de coral, cordas agudas, cordas graves, madeiras e percussão
Telefone: (18) 3991-2835
E-mail: polo.mirantedoparanapanema@gurionline.com.br
Funcionamento: segundas e quartas-feiras, das 13h00 às 17h30
Endereço: Rua Jose Martins Spinola, 284, Centro – Mirante do Paranapanema/SP
Polo Rosana
223 vagas disponíveis nos cursos de cavaco, coral, cordas agudas, cordas graves, iniciação musical, madeiras, metais, percussão e violão
Telefone: (18) 3284-4177
E-mail: polo.rosana@gurionline.com.br
Funcionamento: terças e sextas-feiras, das 8h às 11h; e das 15h00 às 19h30
Endereço: Rua Paraná, s/nº, Centro - Rosana/SP
Polo Salto Grande
34 vagas disponíveis os cursos de coral, iniciação musical, percussão e violão
Telefone: (14) 3432-2627 ou (14) 3432-2817 (Regional Marília)
E-mail: polo.saltogrande@gurionline.com.br
Funcionamento: segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h; e das 13h30 às 17h30
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 436 – Salto Grande/SP
Não haverá matrícula presencial.
Cadastro de interesse pelo link.
Polo Sandovalina
74 vagas disponíveis nos cursos de madeiras, metais, percussão e violão
Telefone: (18) 3277-1196
E-mail: polo.sandovalina@gurionline.com.br
Funcionamento: quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30
Endereço: Rua Rafael Flores Cruz, 637, Vila Nova - Sandovalina/SP
Sobre a CTG Brasil
A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.
Sobre a Santa Marcelina Cultura
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do GURI Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.
Sobre o Projeto Guri
O Projeto GURI é um programa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O GURI atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 Polos de Ensino. Desde a criação do Projeto Guri em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.
- Avaré