Na quinta-feria (17), durante a Feira da Lua, foi realizada a apresentação final do projeto “Brinque Mais e Clique Menos”, uma iniciativa conjunta das coordenadorias municipais de Saúde e Educação. O projeto, idealizado pela psicóloga Daniela Viana, pela assistente social Ariele Silvério e pela diretora pedagógica Tânia Corcovia, teve como objetivo conscientizar sobre os perigos do uso excessivo de telas por crianças e adolescentes, além de promover uma mudança de comportamento nas famílias.
A ação contou com diversas atividades, como palestras para as crianças, a criação de desenhos alusivos ao tema, e até um livro escrito e ilustrado pelos pequenos. Na quarta-feira, dia 16, mesmo sob chuva, foi realizada uma palestra especialmente para os pais, que participaram ativamente e concorreram a sorteios de presentes.
Segundo Ariele Silvério, o projeto serviu como um alerta aos pais para que incentivem seus filhos a brincar mais e a estabelecer um contato mais presencial
“A vida precisa verdadeiramente ser curtida, e ela não está em uma tela. Passa rápido demais”, afirmou.
Tânia Corcovia ressaltou que o projeto foi um primeiro passo e que o sucesso dependerá da colaboração contínua entre escolas, saúde e famílias: “Esse trabalho precisa da participação de todos”, disse.
Já Daniela Viana, psicóloga da Saúde, comemorou o impacto positivo que o projeto teve nas crianças, que agora estão até mesmo ajudando a controlar o uso do celular pelos próprios pais.
As idealizadoras do projeto agradeceram o apoio das coordenadoras Josiele Pussas (Saúde) e Daiane Zambon (Educação), assim como o auxílio de Joseli Ferreira e da equipe escolar, incluindo gestores e professores. Elas também destacaram a importância da participação das crianças, que abraçaram as atividades propostas, e dos pais, que estiveram presentes nas ações.
A apresentação dos trabalhos na Feira da Lua foi um sucesso e mostrou o engajamento da comunidade em repensar o tempo de uso de tecnologia pelas crianças, buscando um equilíbrio saudável entre as brincadeiras e o mundo digital.
- Fartura