Em 12 de dezembro de 2025, na cidade de Botucatu, a ansiedade pelo resultado final do 20º Prêmio Professor Exemplar deu lugar à sensação de dever cumprido e à celebração do trabalho realizado ao longo do ano.
Em 2025, o Prêmio Professor Exemplar (PPE) contou com a participação de 5.000 alunos, de 15 escolas, distribuídos em 255 salas de aula. Ao longo dos quatro bimestres, entre professores e escolas, as premiações somaram R$ 1.120.800,00.
A cerimônia de encerramento do 20º Prêmio Professor Exemplar ocorreu em 12 de dezembro, em Botucatu. Mais de 270 convidados, incluindo professores premiados, equipes de gestão escolar, secretários de educação e prefeitos, marcaram presença para celebrar um ano de esforços conjuntos para melhorar a qualidade do aprendizado das crianças. Dentre os convidados, destacam-se os 10 finalistas, representando escolas de Itaí, Paranapanema e Quadra.
Entre esses finalistas, as estrelas da noite foram reveladas:
• 1º lugar: Juliana Mota de Araujo Van Melis
• 2º lugar: Denise de Fátima Martins
• 3º lugar: Maria Angélica Fernandes Martos
As vencedoras foram premiadas com viagens internacionais e nacionais, além de prêmios em dinheiro para reconhecimento do esforço e dedicação ao longo do ano. Em entrevista, Juliana Mota de Araujo Van Melis, campeã da 20ª edição, fez questão de agradecer: "Pra mim foi uma grande surpresa, e agradeço a Deus, aos meus alunos, à família dos meus alunos e à minha equipe gestora. Essa é uma conquista de todos!”
Sobre o PPE - O Prêmio Professor Exemplar se tornou uma das principais iniciativas do Instituto Rubens Meneghetti (IRM) e tem como objetivo incentivar a excelência no ensino da matemática nas redes públicas de ensino, nos municípios de Águas de Santa Bárbara, Arandu, Itaí, Paranapanema, Pardinho, Porangaba e Quadra. O prêmio se destina a premiar os professores com melhor desempenho no auxílio ao aprendizado de seus alunos, com destaque para as avaliações bimestrais que testam as habilidades matemáticas de estudantes do ensino fundamental.
Depoimentos de premiados - Durante a cerimônia, Denise de Fátima Martins, segunda colocada, ficou muito emocionada: "Eu não esperava, na última prova tive 2 ausências na minha turma, pensei que pudesse prejudicar o resultado, mas não. Os meus alunos são muito especiais, muito humanos, sempre pensando em ajudar os companheiros. Foram eles que me trouxeram até aqui.”
A professora Maria Angélica Fernandes Martos, que ficou com o 3º lugar, também compartilhou sua alegria: "É uma emoção muito grande. Há 10 anos eu saí dessa premiação como a grande vencedora, e estar novamente entre as ganhadoras é bom demais! Isso é resultado do amor que temos pelo nosso trabalho.”
- Geral