Uma professora da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Rio Pardo brilhou na décima quinta edição Prêmio Ação Destaque, cuja etapa final foi realizada nesta semana em Curitiba dentro do XIII Seminário Nacional de Gestores. Promovido pela Editora Opet, o Ação Destaque é um dos principais prêmios do país na área de sistemas de ensino para a área pública e, em 2025, teve entre seus finalistas projetos de educadores de sete Estados de todas as regiões do Brasil. Esses finalistas foram selecionados entre 154 projetos de 41 municípios.
Com o projeto “Nossa escola, nossas vozes: trocando histórias e saberes”, Renata Aparecida Dezo Singulani chegou à 1ª colocação na Categoria 01 – Educação Infantil (0 1, 2, 3).
Para o desenvolvimento do projeto, Renata utilizou os materiais didáticos e ferramentas educacionais digitais do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), da Editora Opet, adotado pela rede municipal de ensino de Santa Cruz do Rio Pardo.
Intencionalidade – “O projeto da professora Renata é muito bom”, avalia a gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, que coordenou a comissão de pareceristas do 15º Prêmio Ação Destaque. “Ele traz intencionalidade, ou seja, tem um objetivo claro ligado ao desenvolvimento das crianças. E mostra muito conhecimento e sensibilidade em relação a uma etapa crítica do desenvolvimento”.
Cliciane destaca a importância da secretaria municipal de Educação e dos gestores municipais para o sucesso da vencedora. “No trabalho que realizamos em Santa Cruz do Rio Pardo com os materiais didáticos, formações pedagógicas e visitas técnicas, observamos uma ação consistente de promoção da qualidade na Educação Básica. Ele se reflete diretamente nos profissionais de educação, com resultados expressivos na aprendizagem dos estudantes.”
Editora Opet – Fundado há 52 anos em Curitiba, o Grupo Educacional Opet possui mais de três décadas de atuação no segmento de sistemas de ensino para as áreas pública e privada. Com o selo educacional Sefe, da Editora Opet, oferece recursos educacionais – coleções didáticas e paradidáticas, ferramentas educacionais digitais, avaliações diagnósticas, formações e acompanhamento pedagógico – para redes municipais de todas as regiões brasileiras, beneficiando mais de 300 mil estudantes.