Com a recente nomeação de uma nova liderança, o Fundo Social de Fartura se prepara para uma fase de renovação e progresso. A primeira- dama, Debora Duarte que é advogada, mestre em ciências jurídicas, professora e autora assume a presidência da instituição, trazendo consigo um compromisso renovado com a comunidade. Sua chegada promete impulsionar iniciativas que têm o objetivo de promover a inclusão e a independência financeira dos cidadãos de Fartura. Com vasta experiência, a nova presidente está determinada a liderar o Fundo Social em direção a um futuro mais promissor e solidário para todos.
Sudoeste do Estado - Quais seus objetivos como presidente do Fundo Social de Fartura?
Débora Duarte - Nosso principal objetivo é transformar a vida de nossa população, oferecendo qualificação profissional para promover autonomia e independência financeira. Além disso, estamos focados em desenvolver ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade social. Nossa intenção é desenvolver um trabalho multidisciplinar, em colaboração com a gestão pública municipal e suas respectivas áreas.
Sudoeste do Estado - Você pretente ampliar os atendimentos do fundo social?
Débora Duarte - Com certeza! Nosso foco principal é ampliar o alcance do Fundo Social, tornando-o mais acessível à comunidade. Por isso, estamos ampliando nosso horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00. Essa mudança visa facilitar a comunicação com a população e aumentar nossa capacidade de capacitação, buscando expandir os resultados com maior empregabilidade e independência financeira. Esses esforços não beneficiarão apenas os atendidos, mas também trarão vantagens para o município como um todo.
Sudoeste do Estado - Os cursos continuaram ser ofericidos pelo órgão?
Débora Duarte - Sim, essa é exatamente a intenção. Estamos focados na expansão do Fundo Social, mantendo os cursos já oferecidos, como costura, informática, cabelo e beleza, e continuando a parceria com o Senai. Além disso, estamos buscando novos mecanismos de acordo com a demanda social. Com o Fundo Social aberto durante todo o dia, a possibilidade de aumentar a capacitação é maior. Assim, vamos manter os cursos existentes e, com a nova gestão, buscaremos abrir novas portas e projetos para aqueles que mais precisam.
Sudoeste do Estado - Como está sendo o ínicio do trabalho?
Débora Duarte - Assim como todo novo trabalho, o início é desafiador, mas tenho me dedicado bastante e acredito que, em conjunto com a gestão, faremos um trabalho incrível que resgata a importância do Fundo Social. Este é um espaço que acolhe os mais vulneráveis e capacita para a transformação de vida da população, sempre valorizando a dignidade humana, longe de preconceitos e estigmas. Carlos Magno fez um grande trabalho durante o período em que presidiu a pasta, e sem dúvida darei continuidade aos serviços com a mesma garra e empenho que ele demonstrou ao longo desses anos.
Sudoeste do Estado - Além de advogada, você também é professora da FIT, Faculdade de Taguaí e presidente do fundo social. Como consegue se dividir em tantas responsabilidades?
Débora Duarte - De fato são muitas responsabilidades. Mas acredito que a motivação e vontade de melhorar a vida das pessoas, vem me dando forças para dar conta de tudo! Amo o que faço e isso é o que me move. Ser professora universitária sempre foi meu foco desde o início do mestrado, o qual teve como tema de pesquisa as vulnerabilidades. Isso me faz querer transformar vidas e proporcionar oportunidades. Estar à frente do Fundo Social é a concretização de todo esforço e trabalho que já realizei, unindo os objetivos pelos quais me preparei até aqui. Reconheço que são várias responsabilidades, mas estou preparada e ansiosa pelo que vem pela frente.
Débora Duarte -
Como Presidente do Fundo Social, é com amor e comprometimento que convido a todos para continuarmos escrevendo histórias de esperança e solidariedade, transformando vidas e construindo um futuro mais inclusivo e acolhedor para todos.
- Fartura