Em entrevista exclusiva, Cassio Jamil ainda fala dos desafios da entidade em tempos de pandemia, mas se diz otimista
Nesta edição do jornal Sudoeste do Estado, a redação entrevistou o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Avaré, Cassio Jamil, visto que esta é uma das entidades mais antigas e que mais contribuem com o município, que completará 160 anos na próxima quarta-feira, dia 15 de setembro, mesmo dia em que é comemorado o dia da padroeira municipal, Nossa Senhora das Dores.
“A Acia através de sua diretoria, conselheiros, colaboradores e associados em geral vem parabenizar nossa querida Avaré, terra de gente aguerrida, trabalhadora, hospitaleira, de empresários pujantes e vencedores, pelas comemorações de seus 160 anos de vida, progresso e desenvolvimento”, destaca Cassio.
Confira abaixo a entrevista com o presidente da Acia:
Jornal Sudoeste do Estado: Como a Acia superou esse momento de pandemia?
Cassio Jamil: Nós trabalhamos muito, em todas as frentes, no sentido de tentar evitar o fechamento injusto do comércio, tentando mostrar que o comércio aberto não oferecia nenhum risco de contaminação, muito pelo contrário, protegia não só os clientes, mas como também os colaboradores e o público em geral. Tentamos mostrar às autoridades não só municipais, mas também estaduais através de nossos parceiros que além do fechamento, a redução do horário era totalmente contrária a qualquer lógica de prevenção à doença, pois provocava muito mais aglomeração do que se tivesse horário estendido e, quando isso não foi possível, entramos com vários mandados de segurança contra os fechamentos, tendo obtido liminar em alguns casos e outras tantas ações fortes tentando evitar os fechamentos que foi o maior problema vivenciado pelos comerciantes. Por outro lado, procuramos fazer campanhas de esclarecimentos junto à mídia sempre em defesa do comércio de Avaré, através da conscientização da população para não deixar de fazer suas compras no comércio local para preservar os empregos dos avareenses e de seus familiares. Além é claro, de campanhas promocionais visando atrair os consumidores para nossos associados, como a campanha de natal de 2020, com a distribuição de vales compras que podiam ser usados em qualquer estabelecimento associado, com a distribuição de mais de 540 prêmios composto de vales-compras totalizando mais de R$ 100 MIL em prêmios, e tudo isso a custo zero para nossos associados, tudo bancado pela Acia e seus parceiros patrocinadores.
Jornal Sudoeste do Estado: O comércio ainda está se reestruturando ou já está 100%?
Cassio Jamil: Não está 100% não, está longe disso, está trabalhando muito para se reestruturar depois de ter lutado muito para sobreviver ao período negro, onde foram proibidos de trabalhar, o que além de vários fechamentos de empresas, muitos não conseguiam arcar com seus compromissos como folha de pagamento, impostos, aluguéis , contas de água, luz e telefone, etc ...
Jornal Sudoeste do Estado: Como a Acia contribui com o município de Avaré?
Cassio Jamil: A Acia tem um papel fundamental no desenvolvimento do município, pois trabalha muito no sentido de fortalecer as atividades econômicas a ela vinculadas, como o comércio, indústria e agropecuária, através da geração não só de recursos que através da iniciativa privada geram impostos para serem investidos na qualidade de vida dos avareenses, além da geração da maioria absoluta dos empregos existentes.
Jornal Sudoeste do Estado: Quais as próximas metas da Acia?
Cassio Jamil: As próximas metas da Acia continuarão sendo a realização de atividades que proporcionem aos empresários de nossa cidade oportunidades de crescimento e recuperação das perdas ocasionadas pelas circunstâncias inerentes aos efeitos nefastos desse flagelo que foi a pandemia. Fazendo tudo que for possível para o fortalecimento da nossa economia, permitindo dessa forma uma melhoria nas condições de empregabilidade e renda da população.
Já aproveito para adiantar que vem aí mais uma grande campanha de Natal, visando atrair os consumidores da cidade e da região, firmando Avaré cada vez mais como o grande polo comercial regional.
Jornal Sudoeste do Estado: Pode fazer suas considerações finais!
Cassio Jamil: Em nossas considerações finais nós não poderíamos deixar de trazer uma mensagem de otimismo convictos de que dias melhores virão, a recuperação da nossa economia, se Deus quiser, deverá surpreender a todos fazendo com que no próximo ano tenhamos muito mais a comemorar.