Na quinta-feira (10) o município de Timburi recebeu o botijão de sêmen de touros das raças Girolando, Nelore, Angus, Gir, Jersey e Holandês, o que ajudará a melhorar a qualidade do rebanho nas pequenas propriedades da referida localidade. A ação serve de incentivo para os pequenos produtores que se inscreveram no programa de Inseminação Artificial, lançado pela Prefeitura Municipal no início deste ano de 2021. O projeto consiste na oferta de sêmen selecionado para a inseminação do gado de forma a aumentar o desempenho, seja da produtividade leiteira ou para segmentação da raça de corte.
O responsável pelo Programa o veterinário Pedro da Silva salientou que assistência técnica é fundamental para alavancar a produção no setor. “Os produtores que se interessaram em participar do programa recebem orientações técnicas e há alguns procedimentos a serem adotados como, por exemplo, o controle de sanidade dos animais (exames de brucelose e tuberculose), lembrando que estamos à disposição dos timburienses aqui na Casa da Agricultura, para sanar todas as dúvidas”, menciona o veterinário Pedro da Silva.
O prefeito Silvio Polo esteve acompanhando a entrega do botijão de sêmen com os kits e também ressaltou o compromisso da municipalidade em auxiliar os produtores de Timburi. “O intuito do município em manter o programa de melhoramento genético para fortalecer a produção leiteira bovina. Esta atividade se apresenta como principal meio econômico de grande parte dos produtores rurais, portanto nossa meta na administração é auxiliar os pecuaristas e incentivá-los com todo suporte técnico e consultoria dos nossos colaboradores. Estamos aqui para proporcionar um serviço de qualidade seja para os pecuaristas, bem como os agricultores”, destaca.
“Quero parabenizar a administração municipal por este projeto, é muito importante esta iniciativa, pois corrobora para melhoramento genético do rebanho. A inseminação artificial é a técnica de deposição mecânica do sêmen no aparelho genital da fêmea, evitando o contato físico e a propagação de doenças. É muito importante lembrar também, que para se obter aumento em produtividade é preciso que haja melhoramento genético associado ás melhorias no manejo e alimentação do rebanho, porque a quantidade de leite/carne que um animal produz é resultado da sua capacidade genética associada às condições de ambiente que lhes são impostas”, comentou o agrônomo Eduardo Martinelli.
A Prefeitura ainda vai oferecer todo o suporte técnico para suplementação mineral aos produtores, tanto de carne quanto de leite. Estiveram presentes na Casa da Agricultura além do prefeito Silvinho Polo, o veterinário Pedro da Silva, o secretário da agricultura Robson da Silva, técnico agrícola José Adilson (Juca), Adriano, Jonatas Bueno (PREMIX) e Eduardo Martinelli (ALTA GENETICS).
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Região