Dentro das medidas adotadas para proteger a população da área urbana e rural contra o novo coronavírus. Esta é a segunda aquisição de material de proteção individual e as distribuições de máscaras de pano (lavável) e álcool em gel para a população. De acordo com a administração o intuito é reforçar o combate ao novo Coronavírus e conscientizar a população sobre a importância do uso da máscara e do álcool em gel, evitando assim a propagação do vírus.
A distribuição foi entregue pela equipe da saúde e servidores da área social, no primeiro momento ocorreu à ação na cidade e depois será estendido para os moradores da zona rural. De acordo com o prefeito Paulinho Minozzi, a ação foi desenvolvida para atender as pessoas que tem necessidade em sair de casa e não sabem ou não tem condições financeiras de adquirir. A utilização de máscara e álcool gel é recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) no enfrentamento ao novo coronavírus.
“O trabalho de conscientização já vinha sendo feito nas operações das Barreiras Sanitárias, com carro de som e visitas da nossa equipe da saúde nos bairros. Com a distribuição destes itens, nós vamos, não somente orientar, como também incentivar o cidadão a utilizá-los, como já ocorreu no primeiro momento. A população precisa entender que tem que se proteger. Quero agradecer o empenho de todos os funcionários indistintamente e afirmar o nosso compromisso com o bem estar da população. Esta união faz toda a diferença neste momento delicado que atravessamos”, relata o prefeito Paulinho Minozzi.
Ao receber a doação em sua casa, a senhora Bernadete Bertusso Coca demonstrou gratidão à iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. “Essa doação vai ajudar a proteger, quem muitas vezes, não tem condição de comprar a máscara e o álcool. Sem esses produtos para se proteger, só podemos correr para a água e o sabão. Gostaria de agradecer por este gesto de preocupação com os moradores”, salienta.
A Prefeitura ressalta que todas as medidas adotadas no município precisam da colaboração de todos os cidadãos. O combate ao Coronavírus não é uma via de mão única: depende da aceitação e cumprimento de todas as pessoas para que os resultados sejam realmente efetivos. A recomendação é que os munícipes permaneçam em casa e só saiam em caso de necessidade; utilizem máscaras e álcool gel; e lavem bem as mãos. As situações que desobedecerem ao permitido no decreto podem ser denunciadas pelo (14) 99611 7961 via WhatsApp.
Dicas de higienização
- Mesmo com máscaras, é necessário evitar aglomerações, manter distância, cobrir a boca com o antebraço ao tossir e sempre lavar bem as mãos com água e sabão;
- Limpeza das máscaras: Deve ser imersa em recipiente com água potável e água sanitária por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água. Depois, é preciso deve ser enxaguada em água corrente e lavá-la com água e sabão;
- Após lavá-las e estendê-las, é necessário lavar bem as mãos com água e sabão;
- Depois da secagem da máscara, deve ser utilizado o ferro quente e ela deve ser acondicionada em saco plástico. A máscara deve estar seca para ser utilizada;
- As máscaras de tecido devem ser substituídas a cada período de cerca de três horas ou no momento em que ficarem úmidas, o que ocorrer primeiro. Quem tiver sintomas gripais, deve trocar antes. Elas devem ser trocadas também sempre que apresentarem sujeira ou umidade;
- A máscara suja não deve ser colocada no bolso nem no mesmo saco plástico de uma máscara limpa;
- É necessário colocar e retirar a máscara a segurando pelo elástico e não é para colocar as mãos no pano em frente ao nariz.
- Antes de colocar e ao retirar a máscara, lave bem às mãos.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Saúde