Uniformes estavam em um terreno ao lado da Avenida Daniel Pacífico. Na terça-feira (2), outras 160 peças de uniforme de escolas municipais foram encontradas em meio ao lixo e entulho no bairro Fortunato Rocha Lima.
A Prefeitura de Bauru (SP) registrou um boletim de ocorrência após encontrar mais 31 uniformes em bom estado de conservação jogados em um terreno baldio, ao lado da avenida Daniel Pacífico, próximo à Favela São Manuel.
Segundo o documento oficial, registrado pelo Secretário de Educação Nilson Guirardello, funcionários da Secretaria de Administração Regional foram acionados por moradores para que fosse realizada uma limpeza nas margens do Rio Bauru da região. Durante uma vistoria pelo local, as peças foram encontradas.
Nesta terça-feira (2), outras 160 peças de uniforme de escolas municipais de Bauru (SP) foram encontradas descartadas em meio ao entulho em um terreno baldio no bairro Fortunato Rocha Lima.
A situação foi flagrada por moradores que caminhavam pelo local e encontraram as peças. A prefeitura informou que são uniformes de modelo antigo, mas que não deveriam ter sido descartados. Um boletim de ocorrência também foi registrado.
De acordo com a prefeitura, os uniformes encontrados na terça são antigos e teriam sido adquiridos entre os anos de 2016 e 2018, na gestão anterior, porém o motivo do descarte irregular ainda é um mistério. Já as peças encontradas nesta quinta-feira (4) são modelos de 2020 e 2021, que já correspondem à gestão atual.
Nesta quarta-feira (3), uma audiência pública foi realizada na Câmara de Vereadores de Bauru (SP) para discutir a aquisição de materiais escolares, uniformes e mochilas pela Secretaria Municipal de Educação.
Em entrevista à TV TEM, Nilson Guiradello afirmou que “na Secretaria de Educação, no almoxarifado ou em qualquer setor da pasta não tem uniformes, eles não ficam na secretaria. Nós fazemos a distribuição ponto a ponto, então eles ficam nas escolas e quantidade para cada uma delas é estabelecida pela própria escola. Então pode ser que quantificaram de uma forma equivocada na época e sobraram esses uniformes."
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar a responsabilidade dos descartes. Após a perícia os uniformes foram apreendidos e levados até a Central de Polícia Judiciária que vai avaliar o caso e dar uma destinação para os materiais.
Por g1 Bauru e Marília