Espaço acolhe crianças e adolescentes vítimas de abandono, negligência ou violência
A nova sede do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes de Avaré foi inaugurada na segunda-feira, 15 de maio.
A Casa de Acolhimento Municipal substitui a Casa Transitória (meninas e meninos menores de 7 anos) e a Casa Abrigo Masculina, permitindo o convívio social nas áreas de uso coletivo.
O empreendimento é uma parceria entre Prefeitura da Estância Turística de Avaré e Poder Judiciário.
A inauguração contou com a presença do prefeito Jô Silvestre, da vice-prefeita e presidente do Fundo Social Bruna Silvestre, da secretária Regiane Daffara (Assistência e Desenvolvimento Social), da procuradora municipal Ana Cláudia Curiati Vilem e de representantes do Judiciário e do Ministério Público, bem como de vereadores, convidados.
Em seu pronunciamento, o prefeito Jô Silvestre ressaltou o trabalho em conjunto com o Judiciário.
“Avaré dá um passo à frente no trabalho de acolhimento de nossas crianças”, afirmou o chefe do Executivo.
O prédio conta com dormitório masculino e feminino, sanitários acessíveis, salas de administração e coordenação, ambientes de estudo, refeitório, pátio e áreas de recreação, entre outros ambientes.
Medidas protetivas - O novo equipamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) acolhe crianças e adolescentes do município vítimas de violação de direitos que configurem abandono, negligência, violência.
As medidas protetivas são geradas por determinação judicial. O objetivo do Serviço de Acolhimento Institucional é viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar, prioritariamente na família de origem e, excepcionalmente, em família substituta.