Tratar a saúde pública como prioridade é um dos pilares do desenvolvimento planejado pela administração em Sarutaiá. Além de dotar as unidades de saúde com profissionais da mais alta qualidade, a Prefeitura também investe na compra de equipamentos, como o caso do Concentrador de Oxigênio Domiciliar, cuja prefeitura adquiriu 12 aparelhos. “Temos alguns casos de pacientes que necessitam de oxigênio, sofrem com a falta de ar, e com certeza é um equipamento que pode melhorar a qualidade de vida desse paciente”, comentou o prefeito Isnar Freschi.
O concentrador de oxigênio móvel, como o próprio nome já indica, é uma versão portátil do equipamento, que proporciona liberdade e permite que o paciente se locomova sem dificuldades dentro da unidade hospitalar. O aparelho que produz oxigênio concentrado a partir do ar do ambiente vai substituir os cilindros fornecidos atualmente pelo município aos pacientes. A principal vantagem do uso do aparelho é maior autonomia aos pacientes, que podem transportá-lo em ambiente interno. Esses materiais auxiliam inclusive no tratamento dos pacientes com a Covid-19.
Os pacientes crônicos que têm prescrição médica para uso de oxigênio suplementar relatam melhorias no cotidiano com o uso de concentradores de oxigênio. Equipe de funcionários da UBS (Unidade Básica de Saúde) fará a entrega dos equipamentos e orientação com relação ao uso. O material foi adquirido através de uma emenda do deputado federal – Celso Russomanno, na qual o prefeito Isnar solicitou quando esteve em Brasília no ano de 2020. “O município esta realizando diversos investimentos no setor da saúde, para oferecer um atendimento de qualidade aos moradores e enalteço a postura da administração, porque adquiriu equipamentos de alta tecnologia”, comentou o enfermeiro Fábio Castro.
Para o vice-prefeito Sérgio Ferrazzi todo investimento no setor da saúde é de grande valia, porque o município não conta com um Pronto Atendimento Hospitalar e a compra destes equipamentos de certa forma evita que os pacientes se desloquem para fora do município em busca de atendimento. “Nossa meta é aprimorar o atendimento aos pacientes, nossas Unidades de Saúde estão todas equipadas e sabemos que é fundamental tratar as pessoas com dignidade e oferecer instrumentos aos profissionais para exercerem com eficiência seus trabalhos”, relata.
O enfermeiro Fábio Castro passou às orientações quanto ao manuseio dos concentradores as enfermeiras da UBS e comentou dos avanços destes equipamentos para auxiliar no tratamento das pessoas que sofrem de problemas respiratórios, ao prefeito Isnar Freschi e o vice Sérgio Ferrazzi. Uma grande atitude tomada pela Prefeitura Municipal na compra destes aparelhos, ainda mais neste período em que vivemos, na qual muitas pessoas são acometidas de doenças respiratórias.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Saúde