Na tarde de quinta-feira, 6 de maio, alguns prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema (Amvapa) participaram da primeira reunião com a nova diretoria já no comando, que tem que como presidente o prefeito de Coronel Macedo, Betinho Veiga e vice prefeito de Taquarituba, Eder Miano.
O encontro foi realizado em um anfiteatro na cidade de Taquarituba, e além dos prefeitos acima citados compuseram a mesa diretora, o secretário da Amvapa e vereador de Fartura, Anderson Lima, tesoureiro e prefeito de Itaporanga, Douglas Benini, Lair Silva e a representante da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Cybele Cameron de Souza.
O presidente Betinho agradeceu a presença de todos e disse que o encontro iria proporcionar apenas coisas boas aos municípios. “Temos muita coisa para discutir e participar de um consórcio como esse só gera pontos positivos, pois é uma ferramenta importante. As novas leis de licitações podem prejudicar cidades pequenas, mas com suporte de um consórcio, isso acaba não refletindo nas prefeituras, pois estão unidas nessa modalidade”, destacou.
Ele ainda disse que os novos projetos governamentais do estado e federal, têm sido mais direcionados aos consórcios, do que diretamente aos municípios então por isso a Amvapa ganha cada vez mais força.
“Agradeço aos presentes e estou feliz pela primeira reunião nossa deste mandato novo. E o consórcio está aí, é uma ferramenta para ser usada para o bem dos municípios presentes e não só para existir pelo nome. Estou muito contente de ser anfitrião aqui e receber vocês hoje para esse encontro.
Durante o encontro foi aprovada a ata do último trabalho, que foi em 3 de fevereiro, onde foi realizada a eleição da diretoria atual. Foi apreciada e aprovado os pareceres do Conselho Fiscal e do Conselho de Administração, quanto as atividades do exercício de 2020.
Aprovada intenção da Amvapa e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, para organizar, coordenar e integrar as ações de órgãos e entidades da administração direta, indireta e fundacional instituídas pelo poder público para a execução da Política Estadual do Meio Ambiente, nos termos do artigo 193 da Constituição Ambiental.
E a representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cybele frisou a parceria para criação do comitê regional de desenvolvimento, que abrangerá todo o consórcio intermunicipal. Ela destacou como será essa atuação e qual sua importância para o fomento do setor nos municípios consorciados.
Betinho explicou que esse projeto é desenvolvido pelo secretário estadual Marco Vinholi, mas conta com apoio das outras secretarias estaduais. E que num primeiro momento, apenas seis consórcios foram selecionados, entre eles a Amvapa.
Teve ainda a apresentação do projeto de implantação na região do “Telemedicina”, que foi apresentado pelo prefeito de Taquarituba, Éder Miano.
E ainda ficou combinado de marcar uma reunião futura para discutir e aprovar uma possível gestão do Samu pela Amvapa, que atualmente é gerido pela Prefeitura de Avaré.
- Região