Município comemora 56 anos de emancipação neste domingo, dia 25 de abril
Para comemorar o 56º aniversário de emancipação político-administrativa do município de Tejupá, o prefeito Valtinho Boranelli e o vice Rico, desejam um feliz aniversário ao querido município, manifestam primeiramente o orgulho que sentem em serem filhos dessa terra, a qual por nada trocariam. “Não iremos medir esforços para contribuir com trabalho, lutas, respeito e conquistas para Tejupá, que as conquistas do nosso município sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã, que traçamos e buscamos nossos sonhos com garra e que a perseverança é luz que ilumina o caminho para uma cidade cada vez mais justa”, destacam o prefeito e vice.
Tejupá é uma cidade de histórias incomparáveis e marcadas por lutas, conquistas e pela força e coragem do seu povo.
“Dia 25 de abril, nossa linda cidade completa 56 anos. O momento não nos permite uma celebração, mas traz uma boa oportunidade de reflexão. Aniversário simboliza renascimento, recomeço da vida. Neste momento em que vivemos o isolamento social, tudo o que a humanidade mais quer é recomeçar! Quando tudo isso acabar, faremos aniversários juntos, Tejupá traz muitas histórias, muitas belezas, muitas batalhas vencidas, cidade vibrante com um povo batalhador, alegre, criativo, humilde, cativante e guerreiro. Nós, eu prefeito Valtinho Boranelli e vice Rico, recebemos muitas bênçãos como filhos dessa terra, crescemos profissionalmente, mas que tudo, crescemos em essência, devolvemos todos os dias em reverência, amor, e muita gratidão por Tejupá nos acolher, ser o nosso lar e nos iluminar. Desejamos que cada munícipe seja um ponto de apoio na construção diária, com valores sólidos, semeando ações e colhendo conquistas no presente e futuro. Parabéns a todos nós tejupaenses que, diariamente, cumprimos nossas missões. Que venham novos projetos e desafios para que possamos fazer mais e melhor, não desistindo perante as dificuldades que não são poucas. Que tenhamos o discernimento de agir com justiça, respeitando e valorizando os méritos e as qualidades de nossos semelhantes e conterrâneos. Não existem fronteiras para alcançarmos nossos objetivos, acreditamos em nossa equipe que vem trabalhando com afinco, superação, crescimento coletivo, buscando acertar o máximo possível e servir melhor a população como um todo”, ressalta o prefeito.
Ele e o vice ainda frisam que neste aniversário da cidade, Deus nos abençoe com muita sabedoria e muita união. “Tejupá merece sempre mais: saúde, educação, segurança, transporte, infraestrutura, social, esportes, cultura, lazer, emprego, habitação, entre tantos outros merecimentos, estamos em busca de tudo o quanto possa engrandecer nossa querida cidade. E para completar os nossos votos de felicidades a Tejupá, agradecemos em singela homenagem trazendo um pouco da história do município, e saudando as famílias que aqui nessas terras iniciaram a trajetória de todos os nossos passados, presente e futuro. Obrigado a toda população e principalmente as famílias que fundaram hoje Tejupá, mas no início chamaram de povoado de Nossa Senhora do Patrocínio, a essas famílias Leais, Ilheus e Pifanos o nosso admirável respeito”, parabenizam e agradecem o prefeito e vice.
HISTÓRIA - O município de Tejupá, inicialmente chamado de Povoado de Nossa Senhora do Patrocínio, sua origem é do século XIX, ano de 1868, fundado pelas famílias: Leais, Ilhéus e Pífanos. Em 6 de junho de 1889, o povoado passou a ser Distrito de Piraju através da Lei nº 614, recebeu o nome de “Pedra Branca”, em homenagem aos aspectos físicos e da grande quantidade de pedras existente na região. Na época, a população era predominante agrícola e rural. Em 25 de agosto de 1892, foi criado o Cartório de Registro Civil e Anexos, tendo instalação efetiva em 6 de março de 1901, tendo como 1º escrivão o senhor Antonio Baptista e o Senhor Luiz Lobo Galvão Bueno. Mais tarde, atendendo à solicitação dos moradores, o nome foi mudado para “Belo Monte”, em referência aos morros e picos que circulavam a região. Na década de XX, o major Diogo Manoel Goulart, conhecido como Capitão Diogo, também agricultor montou a primeira máquina de beneficiar café, em sua propriedade foi idealizada a primeira usina para beneficiar energia. No ano de 1962, formou se uma comissão com a finalidade de pleitear junto ao Governo do Estado, a elevação do Distrito à condição de município de Tejupá. Em 31 de dezembro de 1963, foi promulgada a Lei Estadual n° 8050, que concedia a emancipação política e administrativa de Tejupá, passando assim a denominar-se município de Tejupá.
Tejupá – de origem indígena, do Tupi guarani, significa rancho ou pousada à beira da estrada, serve para abrigar temporariamente viajantes e também pela existência na época, de choças de índios que habitavam nos montes ou Vale Montanhoso, também como é conhecido. As missas na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio eram celebradas pelo Pe. Gasparini, que residia em Manduri. Mais tarde era atendida pelo Pe. Pio que residia na Asilo São Vicente de Paula em Piraju. Mais tarde foi criada a Paóquia de Nossa Senhora do Patrocínio com a vinda do então Pe. Angelo Ramires Lucena, mais tarde sendo condecorado com o título de Monsenhor, vindo a falecer na Chácara Nazaré no Município de Taquarituba. Após a sua morte o Centro de Saúde de Tejupá recebeu o nome de “Centro de Saúde Monsenhor Angelo Ramires Lucena”.
Sua instalação verificou-se dois anos após, ou seja, em 25 de abril de 1.965, comemorou a data de emancipação político-administrativa do município. Foram empossados os senhores Antonio Fávaro e Pedro Enz Filho, o 1º prefeito e vice-prefeito, respectivamente e a 1ª Câmara municipal foi composta da seguinte forma: presidente José Domingues dos Santos, vice-presidente Cesar Tonon e vereadores: Anuar Miguel Aith, Edward Enz, Jorge Jeffery Netto, José Nunes de Oliveira, Miguel Buscarini Favaro, Osvaldo Maraia e Pedro Sidnei Ferreira.
BRASÃO - Descrição do Brasão: Brasão clássico com a coroa privativa das municipalidades, com o símbolo do Cruzeiro do Sul, representando a religiosidade e as estrelas de ouro a fé de seu povo.
A torre de petróleo, a esperança, a luta, o ideal com uma previsão geológica de suas terras férteis. A torre simboliza a luta, a esperança, o ideal com uma previsão que no futuro poderá vir a ser a visão antecipada da riqueza que existe nas entranhas das terras de Tejupá, como suportes à destra e à sinistra, ramos de café, cultura principal agrária do município. No listel, o nome da cidade, com suas datas mais significativas. Criação do município foi a 25/04/1965. Projeto de Lei nº 09 de 10 de setembro de 1.965, instituiu o brasão e bandeira de Tejupá.
DADOS E CURIOSIDADES - Aproximadamente conta com 4.809 habitantes – Censo de 2010. Possui dois Distritos, sendo o de Águas Virtuosas (Taquaras), situado a nove quilômetros de Tejupá e o de Ribeirão Bonito a 19 quilômetros. Um município que apresenta característica atípica. Possui outros Bairros rurais. Ponto forte da economia do município é a produção de café, já tendo recebido o “Prêmio de Melhor Café do Brasil”. Destaca-se outras lavouras, de milho, soja, feijão, cana. Pratica-se também a pecuária, destacando o rebanho bovino.
O município se encontra ao centro de duas grandes represas: ao oeste a de Xavantes e ao leste a de Jurumirim, sendo o principal rio o Paranapanema. Os dispersores de águas (rios e ribeirões) deságuam na Represa Jurumirim. Pertence a bacia hidrográfica do Alto Paranapanema.
Seu relevo está situado sobre o Aquífero Guarani. É banhado pela Represa Jurumirim, sendo a principal atração, servindo ao lazer e às pescarias.
Outros potenciais turísticos são as cachoeiras, cascatas naturais, a gruta de Águas Virtuosas e o Bule de Café. Na paisagem de montanha se destacam o Morro da Tristeza e o Morro do Chapéu. Considerado o Maior Bule de Café do Mundo, localizado no Recinto de Festa de Tejupá, patrimônio histórico-cultural, o Bule de Café estilizado com mais de seis metros de altura, em homenagem aos produtores e trabalhadores de cafés de alta qualidade em Tejupá.
Tejupá, a rainha do café é dona do maior bule. No Recinto de Festas também podemos privilegiar o monumento cultural a Moringa fonte de água, límpida e fresca. Existe no Distrito de Águas Virtuosas – Taquaras, um ponto turístico-religioso, conhecido na região como “Gruta de Águas Virtuosas”, localizada na Fazenda Agudo das Palmeiras. A Gruta de Águas Virtuosas é muito visitada por moradores da região que acreditam que a água que escorre na gruta e uma espécie de pomada que está grudada nas pedras, tem propriedade miraculosas, razão pela qual existe no local um museu de milagres com: muletas, fotografias, peças de roupas, sapatos, cadernos, etc. Os devotos acreditam que a água da gruta passada sobre os olhos e a proteção de Santa Luzia têm realizado muitos milagres. A denominação da gruta passou a ser: “Gruta de Nossa Senhora das Águas Virtuosas e de Santa Luzia”.
MENSAGEM - “Para completar as felicitações ao município de Tejupá nada melhor que contar a história como tudo começou e dar continuidade a tudo aquilo que um dia nossos conterrâneos começaram. O prefeito Valtinho Boranelli e o vice Rico, fazem um grande agradecimento a Câmara municipal de Tejupá, a população e toda a equipe que vem se desdobrando para melhor atender a todos os munícipes e suas necessidades, ao senhor José Conto Neto, que contém guardado com ele muitos documentos, relatos entre outros, que revelam as histórias e maravilhas dessa terra que traz consigo em todos esses anos e toda a colonização de nossa querida Tejupá. Estamos orgulhosos por estarmos a frente da administração de toda a cidade. Faremos o que for possível e até mesmo buscando o impossível para acrescentar todo esforço que a população e Tejupá merecem. Pretendemos fazer uma administração justa e transparente por isso iremos informar, comunicar e passar a todos a forma que estamos trabalhando. Provavelmente na próxima semana colocaremos no jornal nossas realizações e trabalhos alguns já concluídos, outros iniciados e muitos projetos futuros. Faremos um levantamento do que já realizamos em nossa administração, e assim mantemos o respeito e dignidade por todos que acreditaram e acreditam em nossos esforços, trabalhos e conquistas. Parabéns Tejupá e a todos tejupaenses, pois um grande município se faz com grandes cidadãos”, palavras do prefeito Valtinho Boranelli e vice Rico.