Na última terça-feira (3) numa iniciativa do governo do estado de São Paulo foi realizada a cerimônia de lançamento do Programa Sudoeste Mais Dez, para valorizar a região. O projeto prevê investimentos em 16 municípios da região de Itapeva e segundo João Doria, o estado fará uma parceria com as Prefeituras para aplicação de até R$ 300 milhões em infraestrutura urbana e viária para oportunidades de desenvolvimento em setores como agricultura, meio ambiente, turismo, mineração e geração de empregos.
“O Governo de São Paulo é municipalista e participativo. Não há uma única cidade do estado que não esteja sob um programa de desenvolvimento econômico e social”, declarou o Governador. “São R$ 300 milhões em investimentos já definidos e essa coordenação vai permitir parcerias como as que já estamos fazendo. São investimentos programados para diferentes áreas e momentos, mas com início neste ano”, reforçou Doria.
Rodrigo Garcia vice-governador que também é Secretário de Governo, destacou a atuação do Estado para definir políticas públicas coordenadas de curto, médio e longo prazo. “O Sudoeste + 10 é um projeto inspirado em história e também no futuro. Uma política articulada de região será muito mais efetiva para as pessoas do que ações isoladas em cada um dos municípios”, explicou Garcia.
“O Sudoeste + 10 ampliará ainda mais os investimentos, com todo o apoio do Governo Doria. A iniciativa se assenta em três pilares: desenvolvimento regional, redução da desigualdade social e geração de emprego e renda”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi. Segundo Vinholi estão previstas a criação de uma unidade do Canal Direto SP + Perto, execução de um programa de desenvolvimento e expansão regional pós-pandemia, evolução das frentes de trabalho e turismo, convênios com as Prefeituras e melhorias viárias.
O prefeito Isnar Freschi agradeceu as lideranças do estado pelo convite e ao vice-governador Rodrigo Garcia, ele deixou alguns pedidos na área de infraestrutura urbana, para construções de balcões incentivando a geração de emprego e renda na cidade de Sarutaiá. “Os municípios precisam das representatividades dos governos, para que possam nos auxiliar com investimentos, pois não temos fonte de receitas próprias e as demandas são grandes, como nas áreas da saúde, agricultura com as aquisições de maquinários, melhorias nas estradas rurais e principalmente no social, devido aos impactos da pandemia. Esta iniciativa do governo do estado vem de encontro com as nossas necessidades”, finaliza.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Região