O prefeito de Sarutaiá, Isnar Freschi Soares esteve em São Paulo para buscar mais recursos visando o desenvolvimento do município. Na Secretaria Estadual da Educação, o chefe do Executivo formalizou assinatura do convênio para construção da Creche Escola. Na ocasião, a secretaria Renilda Peres de Lima assinou a autorização da celebração do convênio. A nova creche em Sarutaiá custará R$ 4.536.264,40 (quatro milhões quinhentos e trinta e seis mil, duzentos e sessenta e quatro reais e quarenta centavos) e atenderá crianças de 0 a 4 anos e terá capacidade para 150 alunos.
As obras deverão ter início após processo de licitação, que ocorrerá em pouco tempo. “Hoje é um dia histórico para educação de Sarutaiá, pois conseguimos assinar este convênio que contemplará a fase mais importante da vida de uma criança, a iniciação do processo educacional. Quero agradecer a Secretaria Estadual da Educação, através da secretária Renilda e todo o corpo técnico, bem como o nosso governador municipalista Rodrigo Garcia. Um político sério que vem conduzindo o estado com dinamismo, um gestor responsável e muito atencioso. Se ele não nos ajudasse, seria difícil conseguir esta verba para construção da tão sonhada Creche Escola”, comentou o prefeito Isnar que fez questão de enaltecer a parceria da Câmara de Sarutaiá.
Segundo o projeto do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), o edifício é térreo, com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, entre outros. Haverá também uma sala de uso múltiplo, equipada com computadores para iniciar as crianças na linguagem digital. O prédio ainda atenderá aos padrões de acessibilidade previstos na legislação, bem como às exigências de sustentabilidade.
As novas instalações terão sistema de aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia. “A parceria entre o Estado e municípios é fundamental para o desenvolvimento da educação. Entendo que nós não podemos poupar esforços para investir na educação de qualidade tanto para crianças como aos jovens. Para evitar o atraso na execução das obras, nossos técnicos prepararam todas as documentações para que antes do período eleitoral, o prefeito Isnar conseguisse assinar o convênio, para dar prosseguimento no certame licitatório e iniciar a edificação já neste ano”, frisou a secretária estadual da educação Renilda de Lima.
A verba repassada deverá ser destinada exclusivamente para despesas de investimento, ou seja, em obras e material permanente. Caberá à administração municipal a responsabilidade pelas despesas de custeio necessárias para o funcionamento e manutenção da creche, como folha de pagamento, água, energia elétrica, materiais de consumo. A nova creche será construída próximo da EMEI – Margarida Alher de Góes na Rua Santa Catarina, nº 45 Centro. O município destinará como contrapartida o valor de R$ 226. 813, 22 (duzentos e vinte seis mil, oitocentos e treze reais e vinte e dois centavos).
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá