O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de Brasília rejeitou na noite de sexta-feira (11) por unanimidade de votos dos Ministros, um recurso interposto pelo vice-prefeito e candidato nas eleições deste ano a prefeito de Sarutaiá, Francisco Carlos Fajardo Moya, para impugnação do registro da candidatura de Isnar Freschi Soares (PTB), justificando que ele tinha contas rejeitadas expedidas em parecer do Tribunal de Contas do Estado nos anos de 2007, 2010 e 2011, quando Isnar presidiu a Anvave (Associação dos Municípios do Vale Verde) e nos anos de 2005 e 2007 na prefeitura de Sarutaiá.
O pedido inicial foi feito na primeira instância eleitoral em Fartura e a juíza Lucillana Lua Roos de Oliveira negou a solicitação da impugnação, confirmando o deferimento do registro de Isnar quando candidato. Depois recorreu no Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo, por unanimidade de votos foi confirmada a decisão da juíza eleitoral de Fartura pelo deferimento do registro. No entendimento da juíza, as causas apontadas pelos denunciantes não configuraram inelegibilidade, pois o candidato preencheu todos os requisitos legais, ela foi enfática no que diz respeito à aprovação rejeição das contas, frisando que a Constituição é bem clara, e que “tal atribuição do poder Legislativo Municipal e, portanto o parecer técnico apresentado pelo tribunal de Contas possui apenas natureza informativa”, frisou na sentença.
Não se contentando com a decisão favorável na 2ª Instância, Carlos Fajardo recorreu no TSE e na última sexta-feira (11) houve o julgamento e novamente Isnar Freschi teve decisão favorável ao registro de candidatura e a diplomação para assumir em primeiro de janeiro de 2021. “Quero agradecer o empenho do professor de direito, o competente advogado Dr. Renato Ribeiro por atuar de forma eficaz nas defesas das denúncias que foram apresentadas contra mim, na Justiça Eleitoral de Fartura, depois no Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo e recentemente no Tribunal Superior Eleitoral em Brasília, pelo vice-prefeito Carlos Fajardo. Em todas essas denúncias conseguimos decisões favoráveis ao registro da minha candidatura, no entendimento da justiça e dos magistrados foi que não cometi irregularidades e, portanto, sou Ficha Limpa”, afirmou Isnar.
Nas redes sociais o prefeito eleito de Sarutaiá ressaltou que espera harmonia e respeito, porque a eleição já passou e a vontade da população prevaleceu. “Vamos respeitar a vontade do povo que foi expresso nas urnas, em que fui eleito de forma democrática. Minha meta é trabalhar por uma Sarutaiá cada vez melhor e está tem sido minha postura, já estive em São Paulo e Brasília em busca de verbas para o município. Agora espero que a oposição deixe de lado seus interesses pessoais e nos ajude com seus deputados a conquistar recursos para população. Finalizo agradecendo á Deus, minha esposa Mara e família, vice-prefeito Sérgio Ferrazzi, toda equipe da coordenação da campanha Michel Miron, Rodrigo Bongo, Caio Padilha, a chapa de vereadores, especialmente à população que me delegou mais uma vez está missão de zelar e administrar a cidade pelo 5º mandato. Como falamos na Campanha Eleitoral, quem trabalha tem o que mostrar e isso fizemos durante anos, para que eu pudesse ter o prestígio da população de Sarutaiá, que tanto prezo”, diz Isnar.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Política