Aconteceu na quarta-feira (8), na Praça João Abdalah, a Inauguração oficial do “Projeto Educacional de Prevenção e Observação de Aves – Passarinhar”. O Evento contou com a presença das autoridades municipais, população, membros do Comtur e secretariados municipais.
Participaram o prefeito Douglas Benini e sua equipe de secretários, a gestora Elisa Maria do Amaral representando a Fundação Florestal do Estado de São Paulo e APA Tejupá, o observador de aves e entusiasta pela atividade Dr. Luiz Carlos de Oliveira, o presidente do Comtur, Edivaldo de Azevedo e membros do conselho, Marcelo de Azevedo representando o Sindicato Rural de Taguaí, Tadeu Miyamoto melipolicutor responsável pelo Jardim de Mel, professores e diretores da Educação Municipal, Edson Carlos Rodrigues encarregado do posto de operações da Sabesp e parceiro do Projeto e o vereador Nilton Piá representando o poder legislativo.
O projeto foi desenvolvido e criado pela Secretaria de Turismo e Cultura, juntamente com apoio da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, através da gestão da APA (Área de Proteção Ambiental – Perímetro Tejupá).
Com o objetivo educacional e de proteção ambiental, o Projeto é vinculado à Secretaria de Educação e rede de ensino municipal, onde o corpo docente trabalhará in loco o tema meio ambiente e sua proteção, preservação e legislação com os alunos, com foco específico aos projetos ambientais localizados na Praça João Abdallah.
O projeto também tem apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que realizará o acompanhamento, bem como o catálogo das espécies, acompanhamento dos ninhos, ovos, e filhotes, assim podendo acompanhar o crescimento e desenvolvimento das espécies do bioma, interagir com a população objetivando a preservação das aves e meio ambiente em geral, dentro e fora de Itaporanga.
O Projeto Passarinhar tem o objetivo de preservar, observar, registrar, catalogar e acompanhar o desenvolvimento das espécies de aves existentes em Itaporanga e conscientizar a sociedade para conservação das aves do Brasil.
Também tem mais uma vez como parceiro a Sabesp, com a doação de mudas frutíferas a serem plantadas ao entorno do Projeto.
Além disso, atende a 4 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), através de Pacto Global firmado com Itaporanga em 2019.
O Espaço Passarinhar pode ser visitado e prestigiado por toda população e visitantes do Município a fim de apreciar beleza, o canto e a desenvoltura das aves existente no meio urbano.
- Itaporanga
- Geral